Caixa Livre » Trilha Ecológica em Camboriú – Pico da Pedra

Trilha Ecológica em Camboriú – Pico da Pedra



 

trilha_pico_da_pedra_camboriu_ecoturismo_mata

 

Durante o ano de 2015 o Portal EcoHospedagem realizou o projeto “Na Rota da Sustentabilidade“, projeto em que visitamos as sete regiões mais turísticas do estado de Santa Catarina em busca de opções de turismo sustentável. Confira agora um dos passeios realizado por nós durante o projeto.

 

 

No segundo dia de nossa visita a região de Balneário Camboriú e Itajaí, logo cedo fomos fazer a trilha do Pico da Pedra, que fica em Camboriú, a menos de 15 km do centro de Balneário Camboriú.

 

Infelizmente o acesso só pode ser feito de carro, pois não existe opção de transporte público até o inicio da trilha (nem até perto dela também). O mais fácil é colocar a localização abaixo no Google/GPS e quando estiver perto do ponto indicado perguntar para os moradores locais. Em todo o percurso só existe uma placa indicando a trilha, porém, perguntando, é bem fácil chegar ao começo da trilha.

 

Endereço próximo ao começo da trilha: Rua Congonha – Camboriú – SC, 88340-000

                                                                            (GPS: -27.073313, -48.649241)

                                                                             Mais dicas de como chegar aqui

 

trilha_pico_da_pedra_camboriu_ecoturismo_subida

 

Inicio da trilha: 09:00

 

A trilha começa já em subida, só que leve, passando por uma pedreira e logo em seguida entrando em mata fechada, cerca de 10 minutos de caminhada e começa a subida mais pesada, e que subida!

Fomos preparados para uma trilha tranquila, já que nas pesquisas que realizei antecipadamente as pessoas falavam em trilha leve e com cerca de 2hs de duração… Já fiz várias trilhas na minha vida, algumas com mais de 6 horas de duração, mas essa foi uma das mais pesadas que encarei, talvez pela junção da inclinação da subida (cerca de 45°), com a dificuldade do terreno, com muitos obstáculos, além da trilha estar molhada, o que deixava o caminho bem escorregadio.

Tem o detalhe também de eu ter esquecido o tênis de trilha, e ter ido com o tênis normal, e também de ter que carregar o equipamento para filme e foto (inclusive um tripé), mas vale o esforço para poder mostrar o que pode ser visto lá de cima.

A trilha deve ser bem pouco movimentada, afinal era um belo domingo e encontramos apenas outras duas turmas fazendo a subida.

Depois de muito suor e exercício para as pernas, cerca de 2hs depois fomos recompensados por uma das mais belas vistas da região! Lá do alto, com o céu azul, conseguimos avistar as cidades de Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Bombinhas.

Após 30 minutos de descanso aproveitando a paisagem, recuperado parte do fôlego da subida e tirando muitas fotos, iniciamos nossa decida. Sim, é verdade que na descida todo santo ajuda, mas com o terreno bem difícil e bem escorregadio por causa da chuva no dia anterior, a dificuldade também foi grande e as quedas inevitáveis!

 

 

trilha_pico_da_pedra_camboriu_ecoturismo_vista

 

Lembre-se, da mata só leve fotos e só deixe suor e pegadas. Não leve nenhum tipo de planta ou animal e não deixe seu lixo para trás!

 

 

Cerca de 1h e 30min depois estávamos de volta ao portão de entrada da trilha e para nosso alívio, o local onde o pessoal deixa os veículos para fazer a trilha ainda conta com um banheiro super bem cuidado, com espelho, papel higiênico e torneira. Então se tiver vontade de fazer algo durante a trilha segure um pouquinho que no final você encontrará o lugar apropriado para tal.

 

Término da trilha: 13:00

 

 

A Trilha do Pico da Pedra não é para qualquer um, pois ela é bem puxada (pelo menos nos dias após uma grande chuva), quase que 100% da subida com mais de 45° de inclinação e com um terreno bem difícil, mas, em minha opinião, o contato com a natureza (mata fechada) e o visual lá de cima compensam.

É sem dúvida, uma das melhores vistas da região. Para quem tiver disposição, vale muito a pena!

 

 

trilha_pico_da_pedra_camboriu_ecoturismo_vista2

 

O que levar

 

– Repelente

– Tênis para trilha

– Protetor solar

– Mínimo de 600 ml de água por pessoa

 

 

Distância: 2 km

Tempo: Sites diversos 2hs. Nós, pós dia de chuva, 4hs (com diversas paradas para fotos e vídeos)

Nível: Difícil

Vista: Fantástica

 

Site Pico da PedraFacebook Pico da Pedra

 

Por Thiago Cagna

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.