O que posso fazer? » Turismo comunitário no Ceará

Turismo comunitário no Ceará



rede-tucum-ceara-turismo-comunitario2

Se você, amigo viajante, está procurando um roteiro de turismo comunitário ou está indo passar suas férias no Nordeste do Brasil, mais precisamente no Ceará, que tal tornar sua viagem diferente e inesquecível?

 

A rede Tucum é uma das pioneiras do Brasil na organização e preparação de comunidades locais para receber turistas. Hoje mais de 10 comunidades da região costeira do Ceará participam do projeto, e oferecem hospedagem e passeios para turistas. Todos operados e mantidos pelos moradores das comunidades, o que significa que o lucro do turismo fica com os moradores locais.

 

 

rede-tucum-ceara-turismo-comunitario4Objetivos da Rede Tucum

 A Rede Tucum tem dois grandes objetivos:

•    promover formas de oferta turística locais para garantir às populações tradicionais a permanência em seu território (há décadas existe um acentuado processo de expulsão das populações costeiras) e possibilitar a continuidade das atividades econômicas tradicionais, em particular a pesca e a agricultura;

•    oferecer, aos viajantes responsáveis de todo o mundo, a oportunidade de conhecerem estas localidades fascinantes e as populações que nelas vivem.

Fonte: www.tucum.org

 

 

rede-tucum-ceara-turismo-comunitario3A rede Tucum também é responsável pela organização de diversos eventos e cursos voltados para a sustentabilidade nessas comunidades e mantém um site, onde podem ser vistas, em detalhes, todas as comunidade que participam da rede, bem como as opções de hospedagem, passeios, cursos e etc. www.tucum.org

 

O projeto é uma ótima forma de unir o melhor do turismo comunitário e cultural com as belezas do litoral cearense. Ao realizar uma viagem como esta você trará benefícios para todos da comunidade e não apenas para alguns poucos proprietários de hotéis e restaurantes.

 

Veja mais sobre o que é e a onde fazer Turismo Comunitário no Brasil

Veja também outros roteiros de turismo sustentável, rural, cultural e ecoturismo no Nordeste do Brasil

 

 

 

 

Rede Cearense de Turismo Comunitário – TV Verdes Mares

 

 

 

Veja aqui outras formas para tornar sua viagem mais sustentável.

 

Clique aqui para ver outras dicas simples de sustentabilidade.
Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.