Temas Variados » Turismo e bicicleta. As opções de cicloturismo na cidade de São Paulo

Turismo e bicicleta. As opções de cicloturismo na cidade de São Paulo



Pateo do Collegio, centro de São Paulo

 

Uma das boas opções de turismo em São Paulo, principalmente aos Domingos e feriados, são as ciclofaixas.

 

Em nossa última postagem sobre a cidade de São Paulo, vamos mostrar um pouco mais sobre algumas das ciclovias e ciclofaixas da cidade. Motivos de muita discussão e debates entre moradores e governantes, elas vieram para ficar!

 

 

Ciclofaixas em São Paulo

 

As ciclofaixas são frutos de uma parceria entre a prefeitura da cidade e o Banco Bradesco, e hoje funcionam das 7h às 16h aos Domingos e feriados. Atualmente são cerca de 100 km de ciclofaixas que se espalham por toda a cidade e, na maioria das vezes, interligam grandes parques e áreas verdes da cidade.

 

Parque Villa Lobos, acessível pela ciclofaixa

 

Apesar de as ciclofaixas ainda não serem a melhor opção, pois nesse sistema bicicletas e carros dividem espaço nas mesmas ruas, ela é usada apenas durante os finais de semana, e serve para incentivar que as pessoas pratiquem atividades ao ar livre, e que se inicie uma conscientização para a convivência pacifica entre a bicicleta e os carros.

 

Confira os trechos de ciclofaixa na cidade.

 

Outra sugestão, e esta é valida para todos os dias da semana, é a ciclovia da Marginal do Rio Pinheiros. A ciclovia tem cerca de 30 km de comprimento e foi construída entrem os trilhos do trem e o rio Pinheiros. O ponto forte, além da segurança para o ciclista, são as estações de estacionamento de bicicletas nas estações de trem, fazendo com que o ciclista consiga chegar ao seu destino utilizando, de forma inteligente, estes dois meios de transporte.

 

Exposição com lixo reciclável no parque Villa Lobos

 

Apesar de ficar ao lado do rio, o cheiro, normalmente, não é um problema e as belas paisagens do passeio são muito bonitas. Por lá, além de cruzarmos pela famosa e muito bonita Ponte Estaiada, é comum encontrarmos famílias de capivaras passeando pela beira do rio.

 

Veja mais sobre a ciclovia AQUI.

 

Ciclovia Marginal do rio Pinheiros

 

Para aqueles que estiverem apenas de passagem por São Paulo e gostaram da ideia, uma sugestão é alugar uma bike em um dos mais de 80 pontos do programa Bike Sampa. Programa desenvolvido em várias cidades do Brasil e que não para de aumentar em São Paulo. Veja mais sobre o Bike Sampa AQUI e os pontos de aluguel AQUI.

 

 

Veja outras publicações relacionadas as bicicletas e o turismo

 

-> Mais vagas para bicicletas em São Paulo <-

-> Sistema de aluguel de bikes se espalha pelo Brasil <-

-> Rio de Janeiro se inspira em Paris para alugar bicicletas <-

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.