O que é Turismo Sustentável

O que é Turismo Sustentável



 

-> Confira opções de roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil <-

 

 

1.O que é o turismo sustentável?

 

Pode ser uma viagem à praia, à cidade ou à floresta, pode ser uma viagem em família ou não a questão é fazer uma diferença positiva para as pessoas e os locais que visitamos.  Fazer uma diferença positiva significa:

Ajudar a proteger o meio ambiente

Promover recursos para que famílias locais tenham uma vida digna

Ajudar a preservar a cultura local e suas tradições

Reconhecer que água e energia são bens preciosos e devem ser usados com responsabilidade

 

2.Como posso ajudar?

 

Quando escolher um destino, acomodação e operadores turísticos considere aqueles que dão atenção especial para o meio-ambiente, beneficiem as culturas locais e as comunidades.

Escolhendo um hotel sustentável você está ajudando a mudar vidas para melhor e mantendo os destinos apropriados para os próximos visitantes. Hotéis sustentáveis têm menor impacto sobre a natureza e trazem muitos benefícios a comunidade local, através de salários justos, ações com a comunidade, emprego para a população local, preservação de sua cultura, dentre outros.

Além disso hospedagens sustentáveis atendem melhor suas necessidades pois ouvem você e seus outros stakeholders, o lucro não é seu único objetivo.

 

3.Mitos e Verdades!

 

Isto é para jovens! MITO – Você pode realizar uma viagem à praia, à cidade ou à floresta, pode ser uma viagem em família ou não a questão é fazer uma diferença positiva para as pessoas e os locais que visitamos.  Escolhendo um hotel sustentável você está ajudando a mudar vidas para melhor e mantendo os destinos apropriados para os próximos visitantes.

 

Tenho que sacrificar a qualidade e a comodidade ao optar por hospedagens sustentáveis! MITO – Muitos hotéis, pousadas e resorts realizam diversas ações sócio-ambientais e nem por isso deixam de dar atenção especial a qualidade, inclusive a sustentabilidade significa mais qualidade para o hóspede.  O Roteiro de Charme, por exemplo, possui um código de conduta ambiental para os hotéis de sua rede. – Veja mais sobre o programa.

 

Sustentável é mais caro! MITO – Hospedagens sustentáveis existem em varias faixas de valores, dependendo do nível de conforto e conveniência que você deseja. Veja aqui exemplos de hotéis com ações socioambientais e com diárias menores que R$ 200,00.

 

É difícil ser um viajante responsável! MITO – Com a internet fica fácil planejar e reservar com empresas responsáveis. Quando chegar no destino, há ações simples e fáceis para deixar sua viagem mais “verde”. (veja dicas em “O que posso fazer para tornar minha viagem mais sustentáveis” e em “Dica da semana”)

 

Tem que gostar de mato! MITO – Viajar de forma sustentável não significa ir para locais de natureza. Você pode realizar uma viagem à praia, à cidade ou à floresta, pode ser uma viagem em família ou não a questão é fazer uma diferença positiva para as pessoas e os locais que visitamos.


Ir Para Topo Da Página

 

 

-> Confira opções de roteiros de turismo sustentável em todos os estados do Brasil <-

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



13 Respostas para O que é Turismo Sustentável

  1. luis ariel gallardo diz:

    eu sou emprendedor e vou abrir uma agencia que seja ecologicamente correta e sustentabel, gostaria de dicas obrigado!! gostei do site parabens!!!

  2. Luciana diz:

    Boa tarde! Trabalho com turismo rural, turismo de aventura.
    Gostaria de ter mais dicas de sustentabilidade para colocar em prática em minha empresa
    Obrigada

  3. Achei incrível a ideia do portal. PARABÉNS pela iniciativa.

    No mês de julho o #TurismoemDebate falou sobre turismo sustentável. Iniciativas como o
    EcoHospedagem mostram que o assunto não é somente moda!!!

    Até + !!!

    • tcagna diz:

      Muito obrigado pelos elogios e parabéns pelo Blog!!! Muito legal mesmo!

  4. Mari ristina M Gandolpho diz:

    Achei interessante o Portal EcoHospedagem, traduuz mais clareza com relação a consciência do turismo sustentável, gostei muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.