Case do Mês » Case do Mês – Hotel São Salvador, Salvador, Bahia

Case do Mês – Hotel São Salvador, Salvador, Bahia



hotel-sao-salvador-bahia-piscina

 

selo-hotel-visitado

 

Hotel São Salvador, um projeto de sustentabilidade em desenvolvimento

 

No mês de Novembro de 2013 fomos visitar o Hotel São Salvador, localizado em Salvador, Bahia. Quem nos recebeu para acompanhar nossa visita foi Milena, que é Bióloga e responsável por implementar as ações de sustentabilidade no empreendimento.

 

E o trabalho de Milena não é nem um pouco fácil, afinal são mais de 300 quartos e uma estrutura composta por piscina, academia, salas de evento, sauna e um grande restaurante. Além dos mais de 100 colaboradores que tem que ser engajados e conscientizados sobre a importância da sustentabilidade.

 

Mas antes de falarmos das ações de sustentabilidade que encontramos por lá, vamos contar um pouco mais sobre o empreendimento. O Hotel localiza-se numa área comercial de Salvador, onde encontramos grande quantidade de empresas. E é este o principal público do hotel, empresários e pessoas viajando a negócios, sem falar nas 5 salas para eventos que o empreendimento possui, podendo acomodar até 500 pessoas.

hotel-sao-salvador-bahia-treinamento

Pensando neste publico também, o hotel possui uma grande academia, para quem não quiser deixar o exercício de lado enquanto estiver por lá, e também um grande e gostoso restaurante, que é aberto ao público.

 

No restaurante que serve, além de opções de comida contemporânea, pratos típicos da Bahia, experimentamos uma deliciosa moqueca de camarão e, por dois dias, nos esbaldamos no fartíssimo café da manhã, o qual também conta com comidas tipicamente baianas.

 

O Hotel é bem novo, tem apenas quatro anos de vida, e por isso já nasceu com muitas ações de sustentabilidade. Principalmente ações ambientais para a economia de recursos. Dentre as quais podemos citar a presença de controladores de energia nos quartos, que funcionam com cartão, e desligam toda a energia do quarto quando o hóspede deixa o mesmo, placas para a captação solar para o aquecimento de toda a água utilizada nos mais de 300 quartos do empreendimento e equipamentos eletrônicos de menor consumo de energia.

 

Durante nossa visita, Milena e o gerente do hotel, nos informaram que os sistema de controle de energia por cartão estava sendo trocado. Isto porque no sistema atualmente utilizado os hóspedes estavam utilizando seus cartões magnéticos (cartões de crédito e similares) para manter a energia do quarto ligada em quanto eles estivessem ausente, principalmente para manter o ar condicionado ligado e o quarto estivesse frio quando retornassem. Porém, além desta ação prejudicar o meio ambiente, com um consumo desnecessário de recursos naturais, o uso do cartão magnético estava desregulando os sensores, e mesmo quando o hóspede tirava o cartão do controle a energia estava demorando muito para desligar.

 

hotel-sao-salvador-bahia-quarto

Por isso, a importância de todo empreendimento, juntamente com a implementação das ações socioambientais, promover ações de conscientização para colaboradores e hóspedes. Porque sem a colaboração e participação deles, as ações de sustentabilidade não terão o mesmo efeito.

 

Para os empreendimentos mais novos, fica mais fácil implementar algumas ações de sustentabilidade, mais fácil e mais inteligente, pois grande parte delas, além de economizar recursos para o meio ambiente, também diminuem, e muito, as contas de água e energia elétrica deste empreendimentos. Ainda nesta linha, o São Salvador também possui chuveiros de baixo consumo de água, vasos sanitários de dois fluxos, sistema de ar condicionado central e sistema de gestão de energia nos elevadores.

 

Mas um dos destaques do Hotel em relação a sustentabilidade é o sistema de reaproveitamento de águas cinzas, sistema que dificilmente encontramos nos empreendimentos, ainda mais em um hotel urbano. O empreendimento possui um sistema que trata toda a água utilizada nos chuveiros e a reutiliza nos vasos sanitários, diminuindo muito o consumo deste bem tão precioso que é a água. Uma ação que traz benefícios para o empreendimento, que vê sua conta de água ser muito menor do que seus concorrentes e para o meio ambiente.

 

Os quartos do São Salvador possuem decoração simples e são bem espaçosos, e os corredores, que contam com sensores de presença, também possuem decoração básica e com alguns itens que remetem a cultura local, como quadros de pintores locais e móveis feitos de com madeira de demolição. Um típico hotel de negócios. Outro destaque que merece ser citado foi a cordialidade com que todos os colaboradores nos trataram durante nossa estadia, sempre atenciosos e dispostos a ajudar.

 

hotel-sao-salvador-bahia-reciclagem

Outras ações desenvolvidas pelo empreendimento:

– Possui sinalização espalhada pelo empreendimento mostrando as ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo hotel

– A estrutura e oito quartos são adaptados para receber hóspedes com deficiência física

– Desenvolve programa de reuso de tolhas

– Oferece plano de saúde para todos os colaboradores

– Os colaboradores participam de treinamento e reunião semestral sobre o tema sustentabilidade

– Faz a separação e dá a correta destinação ao óleo de cozinha usado

– Realiza a separação e dá o correto encaminhamento para os resíduos recicláveis

 

Como citado o empreendimento é bem grande, contando com mais de 300 quartos, e possui uma grande área construída, mas para diminuir o consumo de energia elétrica para iluminar toda esta estrutura o hotel, além de possui lâmpadas econômicas em todos os locais, e também sensores de presença na maior parte dos corredores e áreas de passagem,  o empreendimento privilegiou o uso da luz natural nas áreas comuns, reduzindo muito a necessidade de manter luzes acessas durante o dia.

 

hotel-sao-salvador-bahia-piscinaE mesmo estando no centro econômico de Salvador, é possível encontrar no empreendimento uma horta onde são plantados verduras e temperos que são utilizados no restaurante do empreendimento.

 

Já na área social, que reflete diretamente no desenvolvimento da comunidade local e, consequentemente, na qualidade do turismo na cidade, o hotel, além de dar emprego para mais de 100 pessoas, também contribui financeiramente com eventos desenvolvidos na cidade, além de apoiar a instituição Monsurf. Outra boa ação desenvolvida pelo empreendimento é a adoção de uma praça publica que fica em frente ao hotel, tornando-se o responsável pela limpeza da mesma.

 

Mas antes de terminarmos de falar do Hotel São Salvador, temos que falar do programa 5S que é implementado no empreendimento. O 5S se trata de um programa que  tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. Em resumo os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

 

Os principais benefícios da metodologia 5S são:

Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão

Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração

Melhoria da qualidade de produtos e serviços

Menos acidentes do trabalho

Maior satisfação das pessoas com o trabalho

 

hotel-sao-salvador-bahia-dispensersE todos este pontos citados influenciam diretamente as ações de sustentabilidade do empreendimento. Na maioria dos casos facilitando sua implementação e conscientização dos colaboradores para tal.

 

Fica a recomendação para que os empreendimentos que já possuem uma política de sustentabilidade implementada pensem em iniciar também um programa 5S, que complementária o trabalho de sustentabilidade já desenvolvido. E fica o aviso as empresas que já possuem um sistema 5S implementado de que o sistema é meio caminho para iniciar um programa de sustentabilidade.

 

Fica nossa recomendação do Hotel São Salvador, um empreendimento localizado no centro financeiro de Salvador, com uma estrutura completa para receber o hóspede, principalmente o turista de negócios, e que desenvolve muitas práticas de sustentabilidade, garantindo assim um impacto menor sobre o meio ambiente durante sua viagem.

 

 

hotel-sao-salvador-bahia-logo Mais informações do Hotel.
Rua Doutor José Peroba, 244
(71) 3617.3300
www.saosalvador.tur.br
Aposentos/tipo: 304 apartamentos
Diária média: A partir de R$ 180,00

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Abril/2014

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



3 Respostas para Case do Mês – Hotel São Salvador, Salvador, Bahia

  1. Roselisa Purificação diz:

    Achei fabuloso esse empreendimento e gostaria de utilizar as informações sobre as técnicas de sustentabilidade, em especial a técnica de reuso de águas pra escrever meu artigo de conclusão do meu curso de Engenharia Ambiental.

    Att,

    Roselisa

  2. SARA SILVA diz:

    Olá Thiago adorei a matéria, sou estudante de Hospedagem e estou fazendo um trabalho sobre hotéis com práticas sustentáveis, o Hotel recebe estudantes para uma visita breve e como agendamos? alguma dica. Aguardo respostas.

    • Sara como vai? Para esta informação é necessário entrar em contato diretamente com o empreendimento, no contato aqui na matéria mesmo.

      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.