Temas Variados » Veja como uma garrafa pet transforma-se em uma vassoura

Veja como uma garrafa pet transforma-se em uma vassoura



 

 

Descubra para onde vão as garrafas pet que você encaminha para a reciclagem

 

processo-de-fabricacao-de-vassouras-de-garrafa-pet_0

 

 

Na segunda reportagem de nossa série de visitas a empreendimentos que transformam o que antes ia para o lixo em novos produtos, hoje conheceremos um pouco mais sobre a Limpet. Veja os outros empreendimentos visitados.

 

No mês de Abril de 2012 a equipe do Portal EcoHospedagem foi conhecer o trabalho desenvolvido pela Limpet Tonato, uma Franquia Solidária, descrita como um novo conceito de Franquia, horizontal, democrática e inclusiva. Nela todos os trabalhadores dividem igualmente os lucros (e também os prejuízos).

 

 

Luzia, nossa simpaticíssima “guia”, que trabalha na Limpet desde 2010 (ano de início do projeto), nos mostrou toda a transformação de uma garrafa pet, que iria para o lixo, em uma vassoura muito mais durável do que as existentes no mercado. Como diz João, um dos idealizadores do projeto: “Esse foi nosso erro, as vassouras duram muito e ninguém tem que comprar novas”.

 

Hoje, todas as garrafas utilizadas pela Limpet são arrecadadas em escolas da região e com parentes e vizinhos dos trabalhadores. Segundo Luzia, garrafa não falta.

 

cooperativa-limpet-vassouras-de-garrafa-pet-fachada-jpgDepois de chegarem à Limpet as garrafas têm o fundo e a tampa cortados (esses resíduos são vendidos ou encaminhados para a reciclagem convencional), em seguida as garrafas são lavadas e encaminhadas para a máquina de corte. Essas, são máquinas que com uma simplicidade incrível cortam as garrafas em pequenas tiras que são enroladas em armações, colocadas por poucos segundos em um forno e em seguida colocadas na água para assim, tornarem-se mais rígidas.

 

A tiras, cortadas e tratadas, são aparadas e então, encaixadas nas vassouras (convencionais ou de gari). Pronto, o que antes ia para o lixo agora vai voltar às residências e empresas em forma de uma vassoura de qualidade muito maior do que as vendidas atualmente.

 

ponto de interrogacao verde

 

Você sabia? Cada vassoura produzida evita que 11 garrafas sejam enviadas para lixões e rios, onde demorariam pelo menos 100 anos para se decompor.

 

Hoje a Limpet Tonato conta com apenas 04 trabalhadores, isto porque, até pouco tempo não existiam empresas que realizassem compras freqüentes de vassouras e por isso a renda dos trabalhadores variava bastante e era difícil manter os trabalhadores lá. Mas recentemente, a TokStok, uma grande empresa que merece nossa propaganda (já que também está ajudando outra cooperativa da região), a TokStok passou a fazer encomendas grandes e freqüentes à Limpet, trazendo nova esperança a Luzia e seus colegas de trabalho.

 

cooperativa-limpet-vassouras-de-garrafa-pet-garrafas

Além da TokStok algumas cidades já estão utilizando as vassouras produzidas pela Limpet para limpar suas ruas. Não podemos deixar de citar o trabalho desenvolvido pela fundação Alphaville, que através de um de seus projetos de apoio às comunidades locais do entorno dos empreendimentos Alphaville, deu todo o suporte financeiro, operacional e treinamento para tirar o projeto de João do papel e trazer benefícios para a natureza e para a comunidade.

 

Para você, amigo viajante, fica nosso pedido para que participe da separação de resíduos realizada nos hotéis que visitar e que realize também a separação de resíduos em sua casa. Aproveite também para comprar uma vassoura da Limpet, que custa R$ 5,00 e que já foi testada por nossa equipe e funciona muito bem. Os trabalhadores nos garantem que elas duram muito mais que as outras.

 

Para você que tem um hotel, pousada ou resort sugerimos que inicie um programa de gestão de resíduos em seu empreendimento e que utilize as vassouras produzidas pela Limpet na limpeza de seu hotel ou ainda disponibilize essas vassouras para que seus hóspedes possam comprá-las.

 

 

 

cooperativa-limpet-vassouras-de-garrafa-pet-panfleto-png

Clique para aumentar

 

Veja mais sobre o trabalho desenvolvido pela Limpet

 

Limpet Tonato
Rua Pérola do Oeste, 69
Jardim Ana Estela – Carapicuíba – SP
[email protected]
Telefone: 11 3493.2314

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



9 Respostas para Veja como uma garrafa pet transforma-se em uma vassoura

  1. João Pedro diz:

    Adorei i site, vou recomendar para minha sogra pois ela adora fazer reciclagem.

  2. Geraldo magela alves machado diz:

    Eu gostaria de saber como fara uma vassoura dessa.

  3. maria iraneide cruz diz:

    tenho uma associação de moradores, e gostaria muito de desenvolvem um projeto como esses de vcs. o que devo fazer?

    • Ola Maria Irneide como vai? Sugerimos entrar em contato com o pessoal da fundação Alphaville e da ITCP da FGV, que foram os parceiros que auxiliaram cooperativa.

      Um abraço,

      Equipe EcoHospedagem

  4. belouz diz:

    bonjour
    je suis responsable d’une association en ecologe
    est j’aimerai veriment savoire comment vous faite pour faire sortir le file de la botie
    veriment c’est tres bien
    merci de me reponder
    monsieur: belouz sidi mohamed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.