Caixa Livre » Stand Up e Pizza Orgânica em Imbituba e Baleias em Garopaba

Stand Up e Pizza Orgânica em Imbituba e Baleias em Garopaba



 

trilha-imbituba-rosa

 

Durante o ano de 2015 o Portal EcoHospedagem realizou o projeto “Na Rota da Sustentabilidade“, projeto em que visitamos as sete regiões mais turísticas do estado de Santa Catarina em busca de opções de turismo sustentável. Confira agora um dos passeios realizado por nós durante o projeto.

 

Aproveitando que estávamos hospedados no Sul de Florianópolis fomos conhecer duas praias bem famosas da região, e fizemos também um passeio de total contato com a natureza, realizado em um dos locais mais preservados da Ilha, caiaque na Lagoa do Peri.

 

Morada Ekoa e Stand Up Paddle

 

Durante nossa visita a região do Rosa, no litoral de Santa Catarina, ficamos hospedados na Morada Ekoa, uma hospedagem alternativa construída com técnicas de Permacultura, localizada próximo à Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba.

A Morada Ekoa por si só já é um roteiro sustentável, pois possui muitas ações ambientais (veja aqui as ações sustentáveis que encontramos lá) e faz parte da Acolhida na Colônia, mas ao ficarmos hospedados lá também conhecemos outras boas opções de turismo sustentável na região.

Felipe, o proprietário da Morada, também dá aulas de Stand Up Paddle, Kitesurf e outros esportes náuticos na Lagoa de Ibiraquera, uma das melhores do Estado para a prática destes esportes.

Mas Felipe tem uma surpresa junto à sua propriedade. Ali existe o que ele chama de “banhado”, que é uma área alagada em meio às propriedades da região. Fomos eu, a Nathalia, Felipe e o cachorro da família, um labrador.

Dois minutinhos depois e chegamos a uma pequena área com cobertura onde ele guarda as pranchas de surf, de Stand Up e de Kitesurf e logo ao lado está a entrada para o banhado. O banhado na propriedade de Felipe está muito bem cuidado e preservado, e Felipe, aos poucos está abrindo uma trilha aquática.

E é lá que ele nos leva para andar de Stand Up.

 

stand-up-paddle-morada-ekoa-imbituba-sc

 

Fomos eu, Felipe e o cachorro para a água, uma alternativa muito legal para o esporte, pois para os que gostam de coisas diferentes como eu, fazer Stand Up em uma trilha torna a atividade mais animada e com desafios!

 

Outra atividade na região, que apesar de curta é bem divertida, é ir caminhando até a famosa praia vizinha, a Praia do Rosa. São cerca de 10 minutos de caminhada ainda na praia da Barra de Ibiraquera, uma travessia do canal que liga a Lagoa de Ibiraquera ao mar e depois é só subir um pequeno morro, em que tem-se uma visão diferente, e muito bonita, de várias vacas e bois pastando com um visual deslumbrante, e então chega-se a famosa Praia do Rosa.

 

trilha-praia-do-rosa-imbituba-sc

 

 

Pizza Orgânica em um restaurante diferente!

 

Outro passeio bem legal que fizemos junto com o Felipe, sua esposa Carol e o filho deles Mateus, da Morada Ekoa, foi ir jantar no restaurante de um conhecido deles na região.

O restaurante é pequeno, atende no máximo umas 15 pessoas por vez. É um ambiente alternativo, com mesinhas bem baixinhas, almofadas para sentar no chão de madeira e que temos que tirar os sapatos para entrar.

Alternativo mas muito aconchegante, construído com técnicas de bioconstrução, com paredes de adobe e muitos vidros para entrada de iluminação natural.

 

pizza-organica-imbituba

 

A cozinha funciona no ambiente ao lado, aberta para todos que quiserem vê-la ou conversar com o Chef enquanto a refeição é preparada, um ambiente familiar, de amigos, muito mais do que um típico restaurante e é isso que faz com que seja legal.

Mas isso tudo não adiantaria se a comida não fosse boa, e ela é muito gostosa! O restaurante funcionava todo final de semana no almoço e a noite, porém um dos Chefs estava passando uma temporada no exterior e o irmão, também Chef, ficou tomando conta do negócio, abrindo apenas às sextas-feiras servindo pizza orgânica.

Mas agora já estão abrindo novamente aos finais de semana, com feijoada vegana aos domingos inclusive. E às quarta também realizam um feira de orgânicos. Vale conferir a programação no Facebook deles!

Lá a pizza orgânica na verdade é uma pizza normal, mas feita com ingredientes orgânicos, ou seja, que são produzidos sem uso de agrotóxicos, da forma mais natural possível, a é massa integral e as opções de sabores são vegetarianas. Nós experimentamos a pizza de abobrinha com fungi e de sobremesa a de cacau com castanhas… muito boas!

Chegamos por volta das 20:00 e deixamos nossos calçados na entrada. Lá dentro um músico gringo (argentino ou outro país da América do Sul), amigo do pessoal do restaurante, fazia um sonzinho muito bom, tocando gaita, violão e cantando, muito bom mesmo.

 

pizza-organica-imbituba-sc

 

Só aquele ambiente com um vinho e uns petiscos já seriam suficientes para tornar qualquer noite muito agradável, mas ainda pudemos experimentar deliciosas pizzas orgânicas, salgadas e doces, com uma massa bem fininha e saborosa, acompanhadas de vinho e suco de uva orgânicos também.

No final da noite, depois de uma ótima refeição, boa música e bate papo, menos de R$ 30,00 por pessoa e uma contribuição espontânea para o músico (achei isso muito legal) e estávamos voltando para a Morada, contentes em ter encontrado mais uma boa opção de turismo sustentável na região.

 

Contatos

 

Morada Ekoa

Telefone: (48) 9657-2028

SIte: www.facebook.com/MoradaEkoa?fref=ts / www.moradaekoa.blogspot.com.br

 

Restaurante Essência da Terra (necessário agendamento prévio pelo telefone)

Telefone: (48) 9649-2492 / (48) 9616-5232

Site: www.facebook.com/essencia.daterra.77?fref=ts

 

 

Baleias no Litoral Catarinense

 

Todos os anos durante o inverno, um grande número de baleias sai das águas frias da região Antártida em busca de águas mais quentes no litoral sul do Brasil. E é em Santa Catarina que ficam alguns dos melhores pontos de observação destes belos animais.

Discussões a parte, desde 2014 os passeios de barco para observação das baleias estão proibidos, e as mesmas podem ser vistas apenas de pontos de observação na costa. A polêmica foi gerada pois a proibição fez com que várias pessoas que viviam deste tipo de turismo perdessem seu ganha pão. Já a outra parte defende que estes barcos prejudicavam os animais, o que fazia com que eles se afastassem cada vez mais do litoral.

 

baleia-garopaba-santa-catarina

 

Não sei se foi por isto ou não, mas os números mostram que na temporada de 2015, o número de baleias avistadas foi maior do que nos anos anteriores.

E quando passamos pela região, apesar de ser muito difícil (em média duas ou três baleias são avistadas por dia ao longo de todo o litoral de Santa Catarina), tínhamos a esperança de avistar um desses lindos animais! Porém durante os dois dias que estivemos por lá, fazendo trilhas ou visitando praias não tínhamos visto nada.

A região da Barra de Ibiraquera, inclusive, é um dos locais mais propícios para a visualização de baleias…mas nada feito!

Já no caminho de volta, subindo em direção a Florianópolis, como estávamos com tempo, vimos a placa de uma praia e resolvemos segui-la. Uma praia que nunca tínhamos ouvido falar, que não fazíamos ideia do que encontraríamos, mas quando tem que ser…

Chegamos então à Praia da Gamboa, localizada no município de Garopaba, uma comunidade bem pequena, com três ou quatro bares e algumas pousadas, apesar da longa extensão da praia. Logo estacionamos o carro e descemos para conhecer a praia e assim que colocamos o pé na areia, olho para o mar e ela esta lá!

Uma baleia, nadando bem próximo à costa. Animal!

 

baleia-praia-da-gamboa-garopaba

 

Sai correndo para pegar a câmera que havia deixado no carro e depois ficamos só curtindo, por cerca de 20 minutos, a baleia que apareci de tempo em tempo na superfície para respirar. Realmente impressionante ver um animal tão grande próximo de nós. Sem receio de ser atacado ou incomodado.

 

 

Por Thiago Cagna

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.