Temas Variados » Arvorismo em Blumenau – Trilha no alto das árvores

Arvorismo em Blumenau – Trilha no alto das árvores



 

arvorismo-trilha-nas-arvores-blumenau-sc

 

Durante o ano de 2015 o Portal EcoHospedagem realizou o projeto “Na Rota da Sustentabilidade“, projeto em que visitamos as sete regiões mais turísticas do estado de Santa Catarina em busca de opções de turismo sustentável. Confira agora um dos passeios realizado por nós durante o projeto.

 

Trilha nas árvores em Blumenau, SC

 

Confesso que nunca me animei muito para fazer arvorismo, aquela atividade de “fazer trilhas” sobre as árvores. Mas para minha grata surpresa fizemos o arvorismo durante nossa visita a Blumenau e foi muito divertido!

Fazendo nossas pesquisas sobre opções de turismo sustentável em Blumenau acabamos descobrindo que o SESI desenvolvia a atividade de arvorismo. Entramos então em contato com eles e descobrimos que, para nossa sorte, um grupo iria fazer a atividade no domingo e então poderíamos acompanhá-los.

O tempo no domingo bem cedo não estava dos melhores, estava bem fechado e até ficamos na dúvida se a atividade iria acontecer. Mas conforme combinado chegamos às 8h00 no SESI e fomos bater um papo com o João, responsável pela atividade no SESI Blumenau.

Aos poucos o grupo foi chegando, então todos se reúnem em uma sala para colocar os equipamentos de segurança e ouvir as instruções.

A atividade de arvorismo é a travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copas das árvores. Esse percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, com o objetivo maior de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros.

A montagem das plataformas e dos obstáculos se adapta ao meio ambiente, sem assim o prejudicar ou criar grande impacto, por isso é uma atividade que podemos incluir no turismo sustentável. Conforme a árvore vai crescendo as plataformas e cabos vão sendo ajustados, e todas as amarras são protegidas, de forma a não machucar as árvores.

 

arvorismo-trilha-nas-arvores-blumenau-sc2

 

Equipamentos de proteção

 

O equipamento de segurança básico (e obrigatório) é o capacete, a “cadeirinha” (mesma usada em tirolesas e escaladas), cordas (que são os cabos de segurança), os mosquetões, a polia (que é a peça que desliza nos cabos) e as luvas.

Não é necessário nenhum preparo físico para realizar a atividade, só disposição e altura mínima de 1,40m!

Conforme o regulamento do SESI, é necessário calçar tênis e vestir roupa adequada, além de levar água, repelente e protetor solar. Vale lembrar que durante todo o percurso somos acompanhados pelos instrutores.

Todos equipados, seguimos para o início do percurso. A pista de arvorismo do SESI Blumenau é a maior do Sul do Brasil. São seis etapas e duas longas tirolesas. Chegando a primeira parte, o João demonstrou os procedimentos e todos passaram pela fase do treinamento, que acontece em um local mais baixo, e serve para que todos se habituem à atividade.

 

arvorismo-trilha-nas-arvores-blumenau-sc-inicio

 

Inicio da trilha

 

Daí pra frente são cinco seções, cada uma com um conjunto de diferentes obstáculos, como escadas, pontes suspensas e travessia de tronco, e todas terminam com pequenas tirolesas. Em alguns tem que ter equilíbrio, em outros concentração, em outros um pouco mais de força, mas todos são bem seguros e possíveis de serem completados.

O tempo todo estamos presos aos cabos pela corda de segurança (roxa) o que nos dá bastante segurança mesmo.

Os obstáculos que achei mais difíceis foram a rede de cordas, pois precisa de um pouco mais de força, e os troncos suspensos, porque como balançam fica um pouco mais difícil de se equilibrar, mas nada que com calma não seja possível.

Tem também um obstáculo em que temos que passar dentro de dois tambores suspensos… mas esse eu não fiz para poder registrar o Thiago, que tirou de letra!

 

arvorismo-trilha-nas-arvores-blumenau-sc3

 

Toda a atividade acontece de forma bem tranquila, pois em cada plataforma entre um obstáculo e outro existe um limite de três pessoas, então o grupo vai indo aos poucos, o que possibilidade a apreciação do ambiente e o contato com a natureza. Durante o percurso o sol abriu e nos brindou com um lindo dia.

Ao final da quinta seção, conhecemos o percurso Kids, para crianças entre seis e onze anos, que conta com uma estação de nove obstáculos, uma tirolesa, parede de escalada e caminhada na trilha. É uma boa opção para a criançada menorzinha também aproveitar.

A trilha é a mesma que os grupos de adultos fazem para chegar até os dois últimos desafios do passeio, as tirolesas. O trecho de trilha é bem tranquilo, dentro da mata caminhamos por volta de 20 minutos até que chegamos à primeira tirolesa. No final da primeira, já estamos na saída da segunda. As duas são grandes e altas, mas a sensação de descer pelos cabos é uma delícia.

 

arvorismo-trilha-nas-arvores-blumenau-sc-tirolesa

 

E assim terminou nossa atividade de arvorismo. O percurso completo leva por volta de 4 horas. Como normalmente é agendado para o começo da manhã, terminamos na hora do almoço. Foi uma manhã diferente e muito divertida.

 

arvorismo-trilha-nas-arvores-blumenau-participantes

 

De volta à sala dos equipamentos, antes de tirá-los, registramos o passeio com uma foto do grupo todos reunido e com os instrutores também.

A atividade é desenvolvida em grupos com no mínimo 10 pessoas e no máximo 30, e deve ser agendada com antecedência por e-mail ou telefone. E por ser para grupos, para quem estiver em Blumenau com amigos, família, ou até durante a Oktoberfest, e quiser fazer um passeio diferente, o arvorismo no SESI é uma ótima pedida!

 

Contatos

 

Ginásio Esportivo do Sesi – na Rua Itajaí, 3434, Bairro Vorstadt – Blumenau

Contato: (47) 3231-5200 / [email protected]

 

Por Nathalia Cagna

 

Ir Para Topo Da Página

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.