Temas Variados » Bike Tour gratuito em São Paulo

Bike Tour gratuito em São Paulo



 

bike-tour-gratuito-sao-paulo-preparacao

 

Durante nossa busca por opções de Turismo Sustentável na cidade de São Paulo descobrimos uma opção muito legal de passeio, que além de permitir que o turista conheça a cidade de um modo diferente (de bike), é gratuito!

 

Eram 09:00 da manhã e já estávamos no ponto de encontro do passeio, na Vila Madalena, para nos preparar para conhecer um pouco mais do bairro mais Boêmios de São Paulo.

 

 

Ponto de encontro e o projeto

 

bike-tour-gratuito-sao-paulo-bikesO Bike Tour SP é um projeto que tem sete rotas disponíveis (04/2016) em diferentes regiões da cidade, e fornece toda a estrutura (bikes, equipamentos de segurança e monitores) de forma gratuita, possibilitando assim que qualquer pessoa possa fazê-lo.

 

Para já acabar com a curiosidade do leitor, eles conseguem fazer isso de forma gratuita (na verdade pedem apenas a doação de 2 kg de alimento por pessoa), pois possuem empresas que patrocinam o projeto. Desde empresas que atuam nas regiões visitadas, como restaurantes, e também de empresas maiores, que além de patrocinar, também apoiam o projeto com equipamentos. E uma observação especial, os monitores trabalham como voluntários!

 

Na rota que fizemos, da Vila Madalena, são no máximo oito turistas por vez e todos têm que agendar antecipadamente pelo site do Bike Tour, e apesar de possuir cinco passeios por domingo, as vagas acabam rápido, então não deixe sua inscrição para a última hora.

 

Assim que chegamos entregamos o alimento para os monitores e já recebemos nosso kit, um colete e um capacete e já somos apresentados a nossas bikes. Mas não eram quaisquer bikes, eram bikes elétricas!

 

Como a região tem muitas subidas e descidas o pessoal do Bike Tour conseguiu uma parceria bem legal com a empresa Sense Eletric Bike e ela empresta as bikes para esta rota.

 

bike-tour-gratuito-sao-paulo-preparacao

 

-> Veja aqui outros passeios de Turismo Sustentável que já realizamos na cidade de São Paulo <-

 

Inicio do Passeio pela Vila Madalena

 

Já paramentados, recebemos as orientações do monitor, que nos conta como vai ser o passeio e como funciona a bike elétrica. Todos os passeios, pelo menos dessa rota, são acompanhados por dois monitores, um que vai na frente, puxando a turma, e um que vai no final da fila, tudo muito bem organizado.

 

Saímos então para o inicio de nossa pedalada pelas ruas da Vila Madalena. O passeio é bem tranquilo e rápido, dura cerca de 1 hora, e durante o percurso fazemos sete paradas em pontos estratégicos, onde o monitor coloca um áudio em uma caixinha de som e vamos conhecendo mais sobre a história do bairro e daqueles pontos onde paramos.

 

Dos sete pontos que paramos, três nos chamaram bastante atenção. O famoso Beco do Batman, que apesar de já termos visitado outra vez (veja aqui a matéria), está sempre diferente, tornando cada visita uma nova experiência.

 

Conhecemos mais também sobre os Parklets, uma nova moda muito legal e que esta se espalhando por São Paulo, que é ocupar a vaga de um ou dois carros com um espaço de vivência, com bancos para os pedestres se sentarem, arvores ou hortinhas e até um espacinho para estacionar bikes.

 

bike-tour-gratuito-sao-paulo-beco-do-batman

 

E um pedacinho de rua, com uns 30 metros, mas que fica bastante movimentado aos finais de semana. Ali, além de funcionar a galeria Choque Cultural, que o próprio nome já deixa claro que traz exposições mais alternativas, existe o recém inaugurado galpão multicultural Armazém da Cidade.

 

Que além de fazer um trabalho muito legal de exposição e venda de produtos e artesanatos de artistas brasileiros e microprodutores, aos finais de semana também desenvolvem muitas atividades gratuitas na rua, como musica ao vivo, gastronomia, apresentações circenses e muito mais.

 

Garantia de diversão acessível a todos os bolsos!

 

Antes:

bike-tour-gratuito-sao-paulo-vila-mada

Fonte: Google maps

 

Atualmente:

bike-tour-gratuito-sao-paulo-vila-mada

Fonte: Catraca livre

 

Sem citar a escada ao lado do galpão cultural, um lugar antes quase que abandonado e que ganhou nova vida após intervenção de artistas e moradores.

 

A Vila Madalena é cheia de subidas e descidas, mas felizmente isso não foi um problema para nós, como falei no começo, para esta rota o Bike Tour SP disponibiliza bikes elétricas…e descobrimos que a bike elétrica é uma benção, qualquer subida fica incrivelmente fácil com ela!

 

bike-tour-gratuito-sao-paulo-vila-mada

 

E para quem estiver curioso, como foi nosso caso, uma bike igual à que usamos, da Sense Eletric Bike, custa +/- R$ 4.700,00.

 

Gostamos bastante do passeio, ele nos surpreendeu positivamente. Pois apesar de ser gratuito, é muito bem organizado e o equipamento é de primeira, nossa única critica é que poderia ser mais! Pois uma hora passa muito rápido. Mas fica a dica de que são sete diferentes rotas na cidade, então apesar de ser curta, dá para conhecer muitos lugares com o projeto Bike Tour SP.

 

bike-tour-gratuito-sao-paulo-final

 

Fica também nossos parabéns e agradecimentos aos monitores que nos acompanharam (e aos que não conhecemos também), afinal fazem todo o trabalho de forma voluntária! Parabéns!

 

Veja mais sobre o projeto e as opções de passeio no site do Bike Tour SP.

 

-> Veja aqui outros passeios de Turismo Sustentável que já realizamos na cidade de São Paulo <-

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.