Caixa Livre » Brotas: ecoturismo no interior de São Paulo

Brotas: ecoturismo no interior de São Paulo



 

 

Para quem gosta de muita aventura em meio à natureza, Brotas é o destino certo. Conheça a capital nacional do ecoturismo com todas as opções de turismo de aventura.

 

Brotas é considerada por especialistas do segmento, a capital nacional do turismo de aventura. O lugar é perfeito para quem gosta de turismo ecológico, com direito a atividades na terra, no ar e na água. Esse é um destino que oferece muito contato com a natureza e tem opções para a família toda ou grupos de amigos.

 

Em Brotas é possível passar um dia inteiro recheado de atividades como: trilhas, queda livre, rafting Juquitiba, boia cross, quadriciclo, arvorismo, canionismo/rapel em cachoeiras, diversas visitas a cachoeiras, voos e mega tirolesas, tirolesa aquática, mountain bike, rafting noturno, mini rafting/floating, cavalgada, cachoeirismo/rapel, entre muitas outras, além de turismo histórico.

 

Um pouco sobre Brotas

O município vivia, economicamente, em função do café nos anos de 1920 e 1930. Mas como a região tinha tudo para o turismo rural, com natureza privilegiada, clima de cidade do interior e localização perfeita, os anos 90 foram marcados pelo início das atividades turísticas.

 

Com isso, a economia local passou a ser voltada ao turismo de aventura e ecoturismo. Atualmente a cidade é referência nacional, com direito a atividades radicais voltadas a turistas de todas as idades.

 

Brotas é o destino certo para atividades ao ar livre

Não é à toa que Brotas é conhecida como a “capital da aventura”, onde as pessoas encontram opções de esportes radicais e muitas atividades em meio à natureza. A cidade é toda decorada por suas cachoeiras, rios e parques, oferecendo diversas opções para atividades diárias.

 

E para melhor acolher os turistas, a cidade conta com uma infraestrutura completa, com mais de 40 opções de hospedagens, inúmeros atrativos e sítios turísticos e operadoras de turismo de aventura. Se aventurar pela região é curtir muito a natureza de forma sustentável, como é mostrado pela Fundação Mata’dentro, que visa solidificar as bases do turismo sustentável em Brotas.

 

Atividades em Brotas

 
Para curtir o passeio em Brotas, indicamos algumas atividades pela natureza:

 

– Cachoeirismo

 
A aventura é garantida ao descer a cachoeira em rapel.

 

– Canionismo

 
Descendo as cachoeiras usando uma corda, com a técnica do rapel, você poderá explorar cânions encachoeirados. A descida pode ser feita em contato com a água ou ao lado da queda.

 

– Rafting

 
Que tal descer o Rio Jacaré Pepira com direito a corredeiras e quedas d’água? Faça tudo isso em um bote inflável, mas não se esqueça dos equipamentos de segurança. É um passeio para todas as idades (a partir de 3 anos) e, inclusive, para portadores de necessidades especiais.

 

– Boia-Cross

 
Quer descer o rio em uma boia especial? Então, aproveite Brotas para se divertir entre as quedas d’água e corredeiras, utilizando todos os equipamentos de segurança.

 

– Canoagem

 
Para uma tarde mais relaxante, a canoagem é uma boa. Você aprecia a paisagem do parque em caiaques, que podem ser duplos ou individuais. Aproveite para dar um delicioso mergulho!

 

– Mountain Bike

 
Você vai se divertir muito ao percorrer os terrenos acidentados de Brotas, em trilhas, pequenas estradas ou em caminhos.

 

– Quadriciclo

 
Para contemplar a paisagem local, que tal se aventurar em um quadriciclo para uma ou duas pessoas? Você passará por estradas e trilhas, onde pode até atravessar rios e outros atrativos naturais.

 

– Birdwatching

 
Aproveite que está em meio à natureza e observe as aves em pleno habitat natural. Vale a pena essa atividade ecoturística!

 

 

– Tirolesa

 
Uma opção para a família toda, onde você vai deslizar sobre as árvores, lago ou vale preso a um cabo, como se estivesse voando.

 

Cada uma dessas atividades são realizadas por guias e você pode contratar o que achar melhor. O requisito para participar e aproveitá-las é gostar de aventura e adrenalina.

 

Elas são seguras, já que as agências oferecem equipamentos de segurança, mas ainda assim é importante contratar um seguro viagem nacional, com cobertura para turismo de aventura, afinal, muitas trilhas são bastante escorregadias, além de que alguns turistas passam mal por estar nas “alturas”.

 

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site: Seguro Viagem.

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.