Temas Variados » Como economizar dinheiro e ajudar o planeta!

Como economizar dinheiro e ajudar o planeta!



 

Depois de trazer 20 dicas de como você pode economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente com ações simples dentro de sua casa ou empresa, trazemos agora outras 20 dicas para você aplicar na parte externa de sua casa ou negócio ou durante suas compras!

 

https://ecohospedagem.com/20-dicas-para-economizar-e-ajudar-o-meio-ambiente

 

Sustentabilidade na área externa de sua casa

 

21. Faça a compostagem dos restos de alimentos. Atualmente existem opções de composteiras/minhocários que podem ser usados até em apartamentos. Esta é uma boa forma de ajudar o meio ambiente e ainda economizar com a compra de adubos.

 

Como fazer compostagem? Veja como transformar os restos de alimentos em adubo

 

22. Comece um jardim orgânico. Se você é novo à jardinagem, comece com algo fácil como ervas, alface ou tomates.

 

Árvore nativa plantada pelo Portal EcoHospedagem23. Plante algumas árvores nativas em seu jardim. O investimento em árvores nativas lhe ajudará a gerar sombra e isso lhe trará economia com ar condicionado. Além disso você vai aumentar o seu valor de propriedade ao longo do tempo. 

 

24. Reaproveite a água da chuva. Utilize tanques (mesmo que sejam artesanais) para armazenar a água que cai no telhado de sua casa. A água que você conserva pode então ser usada para regar suas plantas ou lavar o chão de áreas externas.

 

Como instalar um sistema para captação de água da chuva

 

25. Mantenha um gramado de baixa manutenção.Você tem um quintal pequeno? Por que não tentar um cortador de grama manual ao invés de um que utiliza combustível. Melhor ainda, substitua seu gramado por uma horta.

 

26. Instale luzes solares ao ar livre. Ao invés de iluminar o trajeto para sua porta usando eletricidade, instale lâmpadas solares que carregam durante o dia e iluminam-se durante a noite.

 

27. Reduza seus deslocamentos.Sempre que possível, use o transporte público, carona ou mesmo ciclismo para se deslocar.

 

Carro elétrico28. Rotacione os pneus do carro e mantenha-os calibrados. Manter seus pneus calibrados na pressão correta e fazendo a rotação destes economizará combustível.

 

29. Evite andar em marcha lenta seu carro.A menos que você esteja no trânsito, desligar o carro caso você vá ficar mais de 30 segundos parado gasta menos combustível do que deixá-lo ligado. Sem contar a menor emissão de gases poluentes.

 

 

Sustentabilidade durante as compras

 

30. Faça um jejum de compras.Teste por um mês restringir os seus gastos para apenas as coisas que você precisa para sobreviver, como aluguel, utilitários, medicamentos, alimentos básicos, gás ou tarifa de ônibus. Pergunte a si mesmo antes de comprar qualquer coisa, “Eu preciso disso para sobreviver?” e se a resposta for não, então não compre. Você terá que evitar coisas como bilhetes de cinema, junk food, bebidas de café extravagante, roupas, música, cortes de cabelo, etc. Fazendo isso apenas por um mês irá ajudá-lo a se tornar muito mais consciente de seus hábitos de gastos e ajudá-lo a economizar bastante dinheiro. 

 

31. Comprar produtos usados. Atualmente você pode comprar quase qualquer coisa (mobília, roupa, eletrônicos e etc.) usados e em boa forma. Isto diminui seu impacto ambiental e lhe ajudar a economizar seu dinheiro.

 

32. Comece ou participe de um clube de compra. Os clubes de compra permitem que você compre grandes quantidades da maioria das coisas que você compra regularmente, só que a um preço de atacado. Alguns negócios já funcionam desta forma, como o Sam´s Club, por exemplo, mas você pode começar um menor com amigos e membros da família. Caso seja inviável para você se juntar a um clube de compra, compre em grandes volumes, sempre que possível.

 

33. Pare de comprar água engarrafada! Água engarrafada geralmente não é melhor do que a água filtrada, além disso ela custa mais, contém toxinas do plástico das garrafas e deixa uma trilha de resíduos em todos os lugares. Obtenha um filtro de água de torneira e uma garrafa de água reutilizável para economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente. 

 

Labirinto de lixo

 

34. Comprar produtos de papel reciclado. As boas marcas de papel higiênico, papel sulfite e outros produtos de papel reciclado funcionam tão bem quanto o papel virgem, mas economiza toneladas de poluição por cloro do processo de branqueamento, e conservar milhões de árvores e galões de água.

 

35. Cozinhe a partir do zero sempre que possível.Quanto mais alimentos naturais você usar, minimamente embalado, ingredientes como legumes, grãos, carnes, ovos e especiarias, mais você vai economizar em mantimentos e menos impacto você causará sobre o ambiente. Além de tudo, você vai ser muito mais saudável, também.

 

36. Ler o seu favorito jornal ou revista online.Quase todas as revistas e jornais têm versões digitais, e muitos deles são gratuitos. Lê-los online economiza toneladas de árvores e da energia e do combustível gasto na criação, entrega e reciclagem das versões de papel.

 

37. Obter um cartão da biblioteca. Reduza sua pegada do consumidor e economize recursos checando livros e revistas da biblioteca!

 

38. Ao comprar itens grandes, gaste mais para comprar produtos que vão durar mais. Comprar uma máquina de café que dure 5-10 anos é um uso melhor de seu dinheiro do que comprar uma opção barata que quebrará em um ano. Fazendo isso você evita que estes itens vão para os aterros em um curto espaço de tempo e ainda economiza dinheiro e dor de cabeça.

 

39. Usar o banco online. Online Banking economiza tempo, envelopes, selos, combustível e reduz a quantidade de cartas que vem para sua casa. Muitos bancos estão oferecendo incentivos para quem opta por extratos online.

 

40. Participe de uma união de crédito. Grandes bancos investem seu dinheiro em combustíveis fósseis, carvão, agricultura industrial e outros males ambientais e sociais que você não quer apoiar. Em contrapartida, as cooperativas de crédito devem investir o seu dinheiro direito em sua comunidade local. Provavelmente você também economizará com taxas e, frequentemente, estes possuem as melhores taxas para empréstimos, pois eles não têm lucros.

 

Por Thiago Cagna

 

https://ecohospedagem.com/20-dicas-para-economizar-e-ajudar-o-meio-ambiente

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.