Caixa Livre » Ecoturismo em Ubatuba – Trilhas e cachoeiras no litoral paulista

Ecoturismo em Ubatuba – Trilhas e cachoeiras no litoral paulista



Fonte: Net Wifi

 
 
 

Mais de 80% da extensão territorial da cidade é composta por Mata Atlântica, em suas três áreas de preservação. O roteiro ecológico é extenso e precisa de meses para ser aproveitado ao máximo.

 

As trilhas de Ubatuba estão entre as principais atrações deste tipo de turismo. Algumas passam por aldeias indígenas, fazendas antigas e cachoeiras.

 

As trilhas mais famosas são:

 

vista_trilha_pico_do_corcovado_ubatuta_sao_paulo
 

Trilha do Pico do Corcovado

 
Considerado o pico mais imponente da região, o Pico do Corcovado abriga uma trilha difícil de ser superada. Entretanto, apesar da alta inclinação e da longa caminhada – que dura em média 6 horas – a trilha nos presenteia com uma vista privilegiada do litoral norte paulista e das colinas do Vale do Paraíba.
O retorno costuma levar cerca de 4 horas, por isso vale a pena subir preparado para pernoitar e aproveitar a vista noturna à 1180 metros de altitude.

 

 

 trilha_cachoeiras_de_ubatumirim_ubatuta_sao_paulo
 

Trilha das Cachoeiras de Ubatumirim

 

A trilha é um passeio pelas cachoeiras da Laje e do Tombador. Localizadas num dos bairros mais típicos da região, o roteiro requer o monitoramento de profissionais especializados e permite o contato com os habitantes caiçaras e suas atividades de sustentação econômica.

Durante a caminhada, é possível ter visão de várias cachoeiras e poços. Entre eles, um grande posso formado pelo rio Ubatumirim é apto para nadar e se aventurar pelas pedras.
A cachoeira da Laje ainda conta com escorregadores naturais, devido à formação rochosa característica, e mais alguns poços d’água.

Depois de percorrer uma trilha de pouco mais de 1km, encontra-se um trecho de mata tropical que emoldura a Cachoeira do Tombador, de beleza inigualável, próxima à praia do Prumirim.
 

 

trilha_das_sete_fontes_ubatuba_sao_paulo
 

Trilha das Sete Fontes

 

Um dos passeios mais agradáveis e surpreendentes da costa ubatubense.
O roteiro possui duas opções: Por trilha, passando pelas praias e tendo vista para as embarcações no porto; ou por bote, saindo da praia do Lázaro até a praia das Sete Fontes. A partir daí se inicia a preparação para o acesso à gruta, que é realizado com o amparo de cordas até a entrada. Nesse caminho, ainda é possível desfrutar de 2 das 7 fontes de água potável que dão nome à praia.
Dentro da gruta, o passeio é enriquecido por histórias e contos de escravos e piratas.

Em dias mais calmos, os visitantes ainda podem desfrutar do mar translúcido que se exibe para a gruta.

Além das cachoeiras e trilhas, as ilhas de Ubatuba são um show à parte no turismo. Uma das mais famosas é a Ilha de Anchieta. Além do turismo ecológico, ela proporciona uma bela aula de história nas ruínas do antigo presídio. Para chegar à Ilha o visitante deve embarcar em uma das escunas que saem da praia da Enseada e do píer do Saco da Ribeira. A viagem é realizada por empresas particulares e, além do passeio na embarcação, também é necessário pagar a taxa de entrada no Parque Estadual da Ilha Anchieta.

 

 

mergulho_ubatuba_sao_paulo

 

O mergulho é a atração que mais atrai turistas para as ilhas. As mais procuradas são a Ilha do Mar Virado, Ilha das Couves e Ilha Rapada, que garantem ótimas visões do fundo do mar em suas águas cristalinas.
A Associação dos Monitores de Ecoturismo de Ubatuba, que fica na Praia do Tenório, conta com informações completas sobre todas as trilhas, praias, ilhas e cachoeiras da cidade.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.