Melhores Práticas » Lavanderia comercial: Vale a pena terceirizar o serviço de lavaderia de seu hotel?

Lavanderia comercial: Vale a pena terceirizar o serviço de lavaderia de seu hotel?



 

É difícil para que um hotel individualmente consiga superar as vantagens ecológicas dos serviços de lavanderia comercial. Isto porque, normalmente estes prestadores de serviços são equipados com os equipamentos mais eficientes possíveis, tanto no tocando ao consumo de energia, água e gás, como na quantidade de produtos de limpeza utilizados em cada lavagem.

 

Para estes prestadores de serviço, que trabalham com grandes quantidades de roupas, vale a pena investir grandes quantias de recursos em equipamentos que vão trazer grandes economias no longo prazo.

 

 

Por isso, pensando exclusivamente na maneira menos agressiva ao meio ambiente, NORMALMENTE, as lavanderias terceirizadas são uma melhor opção. E se for uma lavanderia que possuam uma preocupação com o meio ambiente, a coisa se torna ainda melhor!

 

Então se é interesse do operador de um hotel em aumentar a sustentabilidade de seu empreendimento, migrar de um sistema de lavanderia no local para um modelo terceirizado faz todo o sentido, e não apenas sentido perante a sustentabilidade, mas também sentido econômico.

 

É fato que ter uma roupa de cama limpa é uma das principais medidas de satisfação do hóspede de um hotel.

 

Mas considere isto: a uma taxa de ocupação média de 65%, um hotel de 400 quartos, com uma média de 11 quilos de roupa de cama e tolha por quarto, lava em média 1 tonelada de roupa por ano. Isso significa muitos recursos naturais e financeiros utilizados!

 

 

A terceirização da lavanderia de um grande hotel pode reduzir o consumo de água em até 90% (de 2,5 litros para 0,25 por quilo de roupa lavada) se o hotel em questão dispõe de equipamentos mais velhos ou de menor escala. 

 

O combustível para aquecer a água (geralmente gás natural) pode cair mais de 50% se comparando maquinas de lavar e secar antigas ou de pequeno porte com maquinas novas, de alta tecnologia, que trabalham com a recuperação do calor usado. 

 

Mas é importante frizar que mesmo lavandeiras externas possuem equipamentos antigos e por isso é muito importante checar se a empresa escolhida para realizar o serviço possui alguma certificação ecológica ou, ao menos, os produtos mais novos e economicos do mercado.

 

Uma alternativa fácil é encontrar lavanderias tercerizadas que trabalhem com máquinas de lavar com Ozonio, que é uma forma muito menos agressiva para se lavar roupa, pois utiliza muito menos recursos como água, energia e produtos de limpeza.

 

 

Ou ainda se na região de seu empreendimento não existe uma lavanderia externa comercial, ou que não  tenha equipamentos novos e economicos, existem boas opções de maquinas de lavar compactas que utilizam Ozonio.

 

-> Veja mais sobre como funcionam as máquinas de lavar com ozônio <-

 

-> Aproveite e veja como fazer produtos de limpeza naturais <-

 

 

Por Thiago Cagna

 

Portal EcoHospedagem

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.