Melhores Práticas » Lavanderia ecológica. Lavanderia com ozônio!

Lavanderia ecológica. Lavanderia com ozônio!



 

Você já parou para pensar na quantidade de produtos químicos utilizados para a lavagem de roupas de cama e tolhas de hotéis? São produtos que na maioria das vezes, além de consumirem muitos recursos para serem feitos, também poluem rios e mares após seu uso.

 

Um exemplo rápido é que em um hotel de 400 quartos, a uma taxa de ocupação média de 65%, com uma média de 11 quilos de roupa de cama e tolha por quarto, lava em média 1 tonelada de roupa por ano. Isso significa muitos recursos naturais e financeiros utilizados!

 

Lavanderia comercial

Lavanderia Industrial

 

Uma alternativa aos produtos de limpeza tradicionais que já existe a muito tempo, mas que apenas recentemente vem sendo adotada em larga escala, é o uso ozônio (O3) em substituição aos produtos de limpeza. 

 

Mas você provavelmente deve estar perguntando-se o que é ozônio e como o porque ele  é uma forma mais inteligente e inovadora de lavar a roupa.

 

 

O que é ozônio? De onde ele vem? Como ele funciona?

 

O ozônio é um dos mais poderosos oxidantes na natureza, destruindo bactérias, vírus, mofo e bolor no ar, água e diversas aplicações quase instantaneamente e com mais eficiência do que qualquer outro oxidante. Estrutura molecular do ozônio é três átomos de oxigênio (O3).

 

O ozônio pode ser produzido artificialmente por um gerador de ozônio de acordo com os mesmos princípios que ocorrem na natureza; pela luz UV (camada de ozono) ou de corona discharge (relâmpago). 

 

Em ambos os métodos as ligações entre as moléculas de oxigênio são quebradas formando radicais de oxigênio (O), que se conectam com outras moléculas de oxigênio (O2) para criar o ozônio (O3). 

 

O ozônio destrói os micróbios patogénicos e odores por um processo de oxidação: um dos três átomos de oxigênio reage e separa-se da molécula de ozônio para oxidar matérias com demanda de oxidação inerente. Desta forma, a antiga molécula de ozônio (O3) se transforma em oxigênio (O2). 

 

Como o ozônio age

Ação do ozônio nas bactérias

 

As aplicações mais comuns de ozônio incluem a purificação do ar e da água, bem como aplicações onde ozônio pode totalmente ou parcialmente substituir desinfetantes.

 

 

Mas o ozônio é eficaz para matar as bactérias e micróbios?

 

Sim, muito eficaz. Estudos pelo EPA e CDC têm mostrado que o ozônio é 3.200 vezes mais eficaz que o cloro como agente de desinfecção. Todos os lençóis expostos a este tipo de tri-oxigênio são livres de germes e ficam macios e com cheiro de “frescos”. 

 

 

O ozônio é uma tecnologia nova? Porque ele é considerado ecológico?

 

Não é uma técnologia nova. Ele tem sido amplamente usado para a purificação de água além de já ser bastante utilizado para aplicações comerciais, como lavanderias.

 

O ozônio é considerado uma tecnologia verde pois possui muitos benefícios ambientais. Ele reduz a dependência de produtos químicos tradicionalmente utilizados,  que além de prejudiciais, eliminam subprodutos desinfetantes perigosos (DBPs). Além de economizae água e energia, pois uma roupa lavada usando ozônio irá ter uma redução de 30 a 45% no consumo de água total e quase eliminar a necessidade de água quente.

 

 

O que é sistema de ozônio e como funciona a tecnologia de ozônio para sistemas de lavanderia?

 

O sistema de lavandaria com ozônio é um sistema integrada a maquina de lavar que produz o ozônio (O3) que é utilizado para lavar a roupa a uma temperatura de água muito baixa, reduzindo então o consumo de energia para aquecimento e que diminui a quantidade de resíduos químicos na roupa pois não utiliza produtos de limpeza quimicos, minimizando assim o uso de água para a retirada destes resíduos.

 

Sistema de ozônio para lavanderia comercial

Sistema de ozônio para grande escala

 

Os geradores de ozônio para sistemas de lavanderia não exigem muita manutenção. O uso de ozônio para sistema de lavanderia mantém as roupas menos umidas e encurta o tempo de secagem. A roupa lavada usando ozônio tem cheiro de roupa “fresca”, tendo um toque mais macio do que a roupa processada em água quente e com uso de produtos químicos. 

 

O gerador de ozônio, usado no sistema de lavanderia, gera ozônio em quantidades diferentes (dependendo da aplicação) usando vários métodos (descarga de corona é o mais comumente usada). 

 

E ao contrário do cloro, alvejantes ou detergentes, ele entra na água e rapidamente atrai e remove sujeira, bactérias, vírus, mau cheiro, germes, produtos químicos e outros materiais orgânicos muito rapidamente e os reverte para oxigênio. 

 


Pense nisso!

Caso seu empreendimento não possua os recursos ou estrutura necessários para a instalação de um sistema próprio de lavagem com ozônio, uma boa alternativa, pensando na sustentabilidade, é a opção por um serviço tercerizado de lavanderia que utilize o sistema de ozônio para lavagem.


 

 

Beneficios você pode ter ao transformar sua lavanderia para uma lavanderia de ozônio

 

Reduz substancialmente o consumo de água quente:ozônio na verdade funciona melhor em temperaturas mais baixas devido à sua maior solubilidade, isto leva a uma poupança de energia em grande medida.

 

Reduz o tempo de secagem:ao contrário dos detergentes e água sanitária, o ozônio permite que mais água seja retirada ainda no ciclo de lavagem, assim, reduz-se o tempo de secagem em até 50%.

 

Sistema de ozônio para uso em pequena escala

Sistema de ozônio para uso doméstico

 

Reduz a necessidade de uso de produtos químico:usar menos produtos químicos significa que é reduzido o número de ciclos de enxaguamento, desse modo a economiza-se mais água e aumenta a produtividade da máquina.

 

Realmente desinfeta a água de lavagem:ozônio (O3) é um conhecido desinfetante e agente oxidante que é tão eficaz em diminuir a contaminação microbiana que garante alto nível de desinfecção.

 

Prolonga a vida do tecido e melhora a qualidade:como o ciclo de lavagem mais curto do ozônio, o uso de água fria e a menor exposição a produtos químicos, a vida útil do tecido aumenta bastante.

 

Sempre mantém a roupa com cheiro fresco:o ozônio remove os odores das roupas destruindo os microorganismos que causam estes odores desagradáveis, mantendo as roupas frescas e naturalmente limpas.

 

 

Exemplos práticos do uso de Ozônio na lavanderia de hotéis

 

A. Em 2009 o Apple Farm Inn, um hotel com 104 quartos localizado na Califórnia, conduziu um estudo sobre a economia de recursos gerada durante um período de dois meses, para comparar a lavagem tradicional com a lavagem com ozônio. 

No estudo foram constatadas as seguintes reduções: elétricidade (30%), gás natural (81%), produtos químicos (21%), água (26%) e horas de trabalho (39%). 

Veja mais sobre este estudo em https://www.airbestpractices.com/sustainability-projects/water-conservation/ozone-laundry-system-reduces-hotels-operational-costs-40

 

         

Exemplos de lavadoras comuns que já possuem uma função que injeta ozônio na lavagem

 

B. Já um estudo do payback da instalação de um sistema de ozônio realizado em 2012, por uma provedora de sistema de ozônio (DEL Ozone), em um resort de 95 quartos, apontou uma economia de quase US $780,00 por mês com a instalação do sistema. O que geraria um payback de apenas 15,2 meses do capital investido no sistema.

Gerando economia de mais de 47% de combustível para a caldeira e a secadora, com uma economia de 74% para as caldeiras de água quente. Além disso, o sistema eliminou custos com amaciantes, diminuiu em 13% o consumo de energia com as maquinas de lavar e de secar e reduziu os custos de substituição das roupas de cama e tolhas em 10% devido ao aumento da vida útil destes produtos.

Veja mais sobre este estudo em https://www.hotelnewsresource.com/article67137.html

 

 

Exemplos brasileiros do uso de ozônio

 

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/moda-sustentavel-lavagem-do-jeans-com-ozonio-economiza-85-de-agua-dino89092072131/

 

http://www.guiajeanswear.com.br/noticias/1079/oz%C3%B4nio.aspx

 

 

 

E o custo deste sistema?

 

De acordo com vários fornecedores do sistema, um sistema de lavandaria com ozônio não tem um custo tão elevado como a maioria pensa. Dizem eles que os benefícios são tantos e o retorno sobre o investimento pode ser tão razoável que a compra de um sistema de ozônio deveria ser uma escolha fácil.

 

“Se você usar nosso programa alugado, você terá um fluxo de caixa imediato,” diz Ralph Daniels, presidente e CEO, Aquawing Ozone Disinfection Laundry Systems. 

 

Ainda diz que a econômia com o sistema é maior do que o aluguel do equipamento e que a maioria dos fornecedores oferecem opções de locação dos sistemas, sendo que alguns deles, inclusive oferecem a opção de arrendar com a opção de compra do equipamento, permitindo assim um fluxo de caixa positivo.

 

Injeção de ozônio em máquina de lavar industrial

 

Marc De Brum, gerente de vendas e engenheiro de aplicações para ClearWater Tech LLC , ressalta que é importante pesquisar por subsidios de governos locais para investimentos em equipamentos sustentáveis, o que tornar o retorno do investimento ainda mais rápido.

 

Para Jim Gross, presidente da Ozone Water Technologies Inc., o custo não é um obstáculo. O retorno sobre o investimento para um hotel de mais de 100 quartos é normalmente a partir de 6 meses a 12 meses. Ele diz que é uma decição muito fácil quando alguém lhe fala que você economizará US$2.000 por mês com um investimento de US$12.000. 

 

“Eu fiz uma propriedade de 60 quartos diminuir pela metade seu consumo de água. Tenho amostra sobre o retorno do investimento do sistema mostrando o tempo necessário para recuperar os custos e os impactos de tarifas de electricidade, água e esgoto. Áreas com maiores taxas vão ver um retorno mais rápido.”

 

Existem diferentes empresas que oferecem a instalação dos sistemas de ozônio em lavanderias. E é importante pesquisar bem e analisar as propostas de cada uma para ver a que melhor se adequa ao seu empreendimento.

 


Pense nisso!

Caso seu empreendimento não possua os recursos ou estrutura necessários para a instalação de um sistema próprio de lavagem com ozônio, uma boa alternativa, pensando na sustentabilidade, é a opção por um serviço tercerizado de lavanderia que utilize o sistema de ozônio para lavagem.


 

 

Algumas empresas que oferecem a instalação do sistema de ozônio em lavanderias

 
https://www.ozonio.net/lavanderia/

http://www.philozon.com.br/noticias/uso-de-ozonio-em-lavanderias/

http://www.ozonebras.com.br/lavanderias/

http://www.textilsolutions.com.br/produtos/gerador-ozonio-ecologic-150-system.asp

 

Por Thiago Cagna

 

Portal EcoHospedagem

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.