Melhores Práticas » Ministério do Turismo lança o guia Turismo e Sustentabilidade

Ministério do Turismo lança o guia Turismo e Sustentabilidade



 

O Guia Turismo e Sustentabilidade

 

Muito no caminho do objetivo maior do Portal EcoHospedagem, que é incentivar as práticas de sustentabilidade no turismo, o Ministério do Turismo lançou recentemente o guia “Turismo e Sustentabilidade”, com finalidade de disseminar conhecimento e práticas de sustentabilidade passíveis de replicação nos empreendimentos, gerando retorno positivo em um ou mais dos aspectos: econômico, social e ambiental.

 

guia-turismo-e-sustentabilidade-pescador-artesanal

 

Ao tomar conhecimento das dicas e informações apresentadas no guia, pretende-se que o empreendedor adote medidas para tornar seu estabelecimento mais sustentável. É possível engajar-se ao tema com ações simples e de baixo custo, como a redução do consumo de energia, de água, destinação correta de resíduos, valorização da cultura local, dentre outras.

 

A ideia é que, à medida que as pessoas obtenham mais conhecimento acerca do tema “turismo sustentável”, possam se tornar agentes e multiplicadores de práticas que beneficiem o meio ambiente, as comunidades locais e os destinos.

 

O guia é destinado aos prestadores de serviços turísticos, sejam eles proprietários, funcionários, colaboradores, bem como a todos que realizam atividades que impactam na cadeia do turismo e têm interesse em contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor e tornar seus empreendimentos mais competitivos.

 

 

Guia Turismo e Sustentabilidade – Mtur 2016 from EcoHospedagem

 

 

 

Aproveite e veja também opções de passeios e empreendimentos com ações sustentáveis em todo o Brasil ⇐

 

 

Confira alguns trechos muito legais retirados do Guia Turismo e Sustentabilidade

 

Turismo sustentável é a atividade que satisfaz as necessidades dos visitantes e as necessidades socioeconômicas das regiões receptoras, enquanto os aspectos culturais, a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica são mantidas para o futuro.

 

guia-turismo-e-sustentabilidade-reciclagem

 

Empresas que praticam a sustentabilidade contribuem para o desenvolvimento da comunidade e o aumento da geração de renda ao contratar mão-de-obra local, adquirir produtos de fornecedores da região e elaborar ou participar de projetos sociais.

 

Para desenvolver a atividade de forma sustentável, deve-se buscar a economia de recursos, desde que este esforço não implique em prejuízos à qualidade e segurança dos serviços, à produtividade da equipe e ao conforto do consumidor, bem como não resulte na redução de postos de trabalho, e sim, na maior capacitação e contratação de trabalhadores da região.

 

Vale a pena ressaltar que as ações de sustentabilidade aplicadas nos empreendimentos não devem ser apenas atitudes superficiais que visem sua promoção aproveitando o chamado “Marketing Verde”.  As práticas adotadas devem apresentar resultados concretos e significativos para o meio ambiente e a sociedade.

 

guia-turismo-e-sustentabilidade-artesanato

 

O guia fala em quatro princípios da sustentabilidade, com oito subitens, e todos eles possuem bons exemplos de ações para serem implementadas aqui no Portal!

 

USO RACIONAL DA ÁGUA

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO

ACESSIBILIDADE

PROTEÇÃO À INFÂNCIA

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

SUSTENTABILIDADE POLÍTICO-INSTITUCIONAL

 

 

Por Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.