Caixa Livre » Na onda do Stand Up Paddle em Porto Belo, SC

Na onda do Stand Up Paddle em Porto Belo, SC



 

stand-up-paddle-sup-porto-belo-sc-equipe

 

Durante o ano de 2015 o Portal EcoHospedagem realizou o projeto “Na Rota da Sustentabilidade“, projeto em que visitamos as sete regiões mais turísticas do estado de Santa Catarina em busca de opções de turismo sustentável. Confira agora um dos passeios realizado por nós durante o projeto.

 

 

Stand Up Paddle em Porto Belo

 

Bem popular hoje em dia, o Stand Up Paddle além de proporcionar total contato com a natureza, relaxa e até exercita o corpo. É bom para a mente, para o corpo e não utiliza nenhum tipo de combustível poluente.

O projeto Na Rota da Sustentabilidade tem me proporcionado muitas primeiras vezes, o que tem sido incrível. Depois do voo livre em Balneário Camboriú, dessa vez a primeira vez foi com o Stand Up Paddle, ou SUP, em Porto Belo.

No sábado a tarde, depois de ter feito a Trilha do Morro do Macaco e almoçado um belo peixe com pirão em Bombinhas, fomos para Porto Belo, mais precisamente para a Praia do Jet, logo depois da saída de Bombinhas, para fazermos o Stand Up Paddle com o pessoal da SUP Adventure.

 

Sup Adventure

 

A base deles fica ao lado do Restaurante Marujos, e lá a equipe da SUP Adventure possui pranchas de SUP para locação, que são específicas para o esporte e bem maiores que uma prancha de surf, e também dispõe de instrutores para realizar passeios na região. A Samantha e a Heliana nos recepcionaram, e ficamos ali conversando enquanto esperávamos o Robson, que iria nos acompanhar no passeio, chegar.

 

stand-up-paddle-sup-porto-belo-sc-pranchas

 

Mesmo sendo uma atividade bem tranquila e segura, para os iniciantes é dada uma aulinha sobre o esporte ainda na areia. Na aula a Samantha nos ensinou o passo a passo para se praticar a atividade, como por exemplo, qual o local correto para se colocar os pés na prancha, o que fazer caso caia da prancha, o jeito certo de remar e etc. Para mim, que pela primeira vez na vida estava subindo em uma prancha, estas orientações foram fundamentais, tanto para me tranquilizar como para facilitar meu passeio.

Já de colete salva-vidas vestido, leash (cordinha que nos prende a prancha) no tornozelo, remo em mãos, fomos para a água, que na Praia do Jet é bem calma e sem ondas, perfeita para esse tipo de atividade.

Como eu não tinha experiência com o esporte, segui a risca o passo a passo. Primeiro ficamos ajoelhados na prancha e vamos remando pra irmos sentindo o equilíbrio. Assim que nos sentimos seguros vamos nos apoiando nos joelhos, com quatro apoios e assim ficamos em pé e remamos. A partir daí é só alegria!

 

stand-up-paddle-sup-porto-belo-sc-prancha

 

Alternando a remada para esquerda e para a direita vamos deslizando pela água só curtindo o mar. E se sentirmos insegurança é só ajoelhar, que daí não cai na água, e repetir o passo a passo para ficar de pé. Confesso que logo no começo achei que estava me desequilibrando e ajoelhei, mas logo fique em pé novamente e só desci no final do passeio. Como era minha primeira vez eu estava bem concentrada e nem queria conversar muito. O Thiago me chamava mas eu não queria desviar minha atenção, tadinho!

Uma das coisas legais do SUP é o contato com a natureza, e eu tive o prazer de ver uma tartaruga marinha durante o passeio. Estava remando de volta para a praia quando uma tartaruga colocou a cabeça pra fora da água bem na minha frente, “me olhou” e mergulhou novamente. O Robson comentou que é comum ver tartarugas por ali, o que nos mostra a importância de preservar o meio ambiente para que elas possam continuar a viver em seu habitat. E o SUP como não faz barulho, nem utiliza combustível, não as prejudica.

Nosso passeio durou meia hora e ficamos ali pela Praia do Jet mesmo. Mas pra quem quiser fazer um passeio pela região, a SUP Adventure oferece uma opção de travessia até a Ilha de Porto Belo, passeio com pesca, SUP Pilates ou ainda passeio noturno. Sempre com equipamentos e instruções inclusos e instrutores acompanhando a turma. Ou caso você queria só alugar a prancha e os equipamentos, desde que já tenha um pouco de experiência, e fazer um passeio por conta própria também é possível.

Valeu muito a experiência e com certeza não será a primeira e última vez, porque o SUP além de ser uma opção de turismo sustentável ainda faz bem para o corpo, fortalecendo a musculatura. É a união do lazer com o bem estar!

 

 

Mais informações

 

Endereço:  Av. Governador Celso Ramos – Praia do Jet – Porto Belo

Contato: 47 9626-4741 – www.facebook.com/supadventureonline

Funcionamento: De segunda a sexta no período da tarde, sábados e domingos durante todo o dia

 

Por Nathalia Cagna

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



2 Respostas para Na onda do Stand Up Paddle em Porto Belo, SC

  1. Marcelo diz:

    Havia citado erroneamente a região de Gov Celso ramos, mas retifico quero correto é de Bombinhas. Obrigado.

  2. Marcelo diz:

    Parabéns pela aventura e pela superação de aprender um.novo esporte. Saliento tbm que esse artigo é até agora (Jan.2018) um dos mais objetivos e informativos sobre a disposição desse serviço em Gov. Celso Ramos, pois estava procurando pelo Google e carece de sites com testemunhos sobre o esporte naquela região.

    Obrigado pela inspiração e bom ano novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.