Temas Variados » Polo de Ecoturismo de São Paulo – Turismo Cultural, Rural, Comunitário e Ecoturismo

Polo de Ecoturismo de São Paulo – Turismo Cultural, Rural, Comunitário e Ecoturismo



 

parelheiros-polo-de-ecoturismo-sao-paulo-trilha

 

Durante nossas visitas em busca de opções de turismo sustentável na cidade de São Paulo fomos surpreendidos ao descobrir que a cidade possui um Polo de Ecoturismo já estruturado. Na verdade, o polo é recente e por isso ainda não está tão estruturado assim, mas já foi um bom início para incentivar este tipo de prática na cidade.

 

O que você vai ver nesta matéria:

Polo de Ecoturismo de São Paulo

Pousada Silcol

Agência Toca da Onça

Cachoeira do Sagui

 

 

Polo de Ecoturismo de São Paulo

 

“No extremo sul da capital estão localizados dois distritos da subprefeitura de Parelheiros: Parelheiros e Marsilac, e também a subprefeitura da Capela do Socorro, que contempla a Ilha do Bororé. Juntas, elas formam o Polo de Ecoturismo da cidade de São Paulo.

Esportes radicais, passeios em família, visitas a espaços históricos, uma tarde de pescaria… Você só precisa de disposição, um par de tênis e uma câmera para registrar momentos inesquecíveis na região do extremo sul da cidade.

Quem visita a região pode encontrar duas aldeias indígenas (Krukutu e Tenondé-Porã) e contemplar três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings. São quilômetros de Mata Atlântica intocados – a área ocupa quase 25% da cidade de São Paulo.

O Polo é isso: história, cultura, ar puro e muita natureza!”

Fonte: www.cidadedesaopaulo.com/ecoturismo

 

parelheiros-polo-de-ecoturismo-sao-paulo-logo

 

Criado pela Prefeitura de São Paulo em janeiro de 2014, o Polo de Ecoturismo do Município de São Paulo possui um Conselho Gestor específico com representação de diversos setores ligados ao turismo, hospedagem, serviços, instituições, governo e produtores agrícolas com o objetivo de estimular a economia na região.

 

Veja mais sobre as opções de turismo do polo em www.cidadedesaopaulo.com/ecoturismo/?lang=pt

 

 

Veja segunda matéria sobre nossas visitas ao Polo de Ecoturismo de São Paulo ←

 

→ Veja aqui outros passeios de Turismo Sustentável que já realizamos na cidade de São Paulo ←

 

Tiramos dois dias para conhecer a região e para tal contatamos duas pousadas em Parelheiros para nos ajudarem a descobrir um pouco mais das opções de turismo sustentável no extremo sul da cidade de São Paulo.

 

 

Pousada Silcol

 

Para o primeiro dia de visitas contamos com a ajuda do Lucas, que além de trabalhar na Pousada Silcol, também possui uma recém lançada agência de turismo que atua na região, a Toca da Onça.

 

parelheiros-polo-de-ecoturismo-sao-paulo-pousada-silcol

 

Saímos do bairro de Santo Amaro logo cedo, e cerca de 1 hora depois estávamos na Pousada Silcol. Quem nos recebe é o próprio Lucas e acompanhado de um pãozinho e café papeamos sobre a região.

 

Descobrimos um pouco da história da criação do Polo de Ecoturismo e também das opções de passeios na região, bem como do trabalho da Silcol e da agência Toca da Onça. A Silcol tem seu trabalho voltado para receber grupos, tanto de turistas como de estudantes, não sendo o mais recomendado para pessoas ou casais que busquem fazer turismo na região.

 

Já para grupos ela é ideal, pois além da estrutura com quartos com beliches, vestiários e refeitório, possui também muitas piscinas e área livre para a criançada. Mas falando de sustentabilidade o trabalho mais forte da Silcol é na conscientização dos grupos que visitam o local. Seja por meio de passeios de turismo sustentável na região ou pelas atividades realizadas no próprio empreendimento.

 

parelheiros-polo-de-ecoturismo-sao-paulo-pousada-silcol-cafe

 

As atividades, que na maior parte das vezes são conduzidas pelo próprio Lucas, colocam os visitantes em contato com a natureza. São realizadas oficinas que utilizam materiais reciclados, oficina para construção de hortas e similares.

 

Veja mais sobre a Pousada Silcol.

 

 

Agência Toca da Onça

 

Lucas também é um dos proprietários da Toca da Onça, uma agência de turismo receptivo focada na região.

 

Nossa sugestão é dar uma olhada no site oficial do Polo de Ecoturismo da cidade e depois de escolher seus passeios contatar o pessoal da agência para agendá-los.

 

Ficamos realmente surpreendidos com a quantidade de opções de passeios na região. Abaixo alguns exemplos dos passeios existentes por lá. Clique nos links para ver mais:

 

 

Turismo Cultural e Histórico

Trilhas Ecológicas

Turismo de Aventura

Turismo Religioso

Aldeias Indígenas

Centros Culturais

Mirantes

Parques

Rios e cachoeiras

Artesanato local

Produtos orgânicos e produtores

Agroecologia

 

 

 

→ Veja aqui outros passeios de Turismo Sustentável que já realizamos na cidade de São Paulo ←

 

 

Cachoeira do Sagui

 

parelheiros-polo-de-ecoturismo-sao-paulo-suco-cambuciComo tínhamos um compromisso no centro de São Paulo poderíamos fazer apenas um passeio neste nosso primeiro dia na região. Lucas nos levou então para conhecer a Cachoeira do Sagui, localizada dentro da Fazenda Maravilha, propriedade de uma moradora local.

 

No caminho Lucas nos conta que Dona Mara, que mora com o filho, trabalha em um salão de cabeleireiro na cidade e o que mais quer é viver apenas cuidando da propriedade, sem ter mais que ir para cidade todo dia.

 

Dona Mara, junto com seu filho, cuidam muito bem da trilha que dá acesso a cachoeira, durante o percurso não encontramos nem um pedacinho de papel sequer.

 

Na chegada somos recepcionados por Eduardo, o filho da proprietária. Ele logo nos convida a sentar e faz, ali na hora, um suco de cambuci, uma fruta típica da cidade de São Paulo, e que depois de anos esquecida voltou a ser muito utilizada pela população local e empreendimentos de toda a cidade.

 

Eduardo nos mostra o receptivo da Fazenda Maravilha, um local simples, mas bem cuidado, onde são servidas as refeições para os turistas que agendam antecipadamente. Ele nos conta que lá eles servem comida caseira, sempre tentando atender ao pedido do cliente, personalizando o máximo possível o cardápio. É a própria Dona Mara, com a ajuda do filho, que cozinha para os visitantes.

 

parelheiros-polo-de-ecoturismo-sao-paulo-trilha

 

Para manter a estrutura para receber os turistas e manter a trilha limpa e adequada para o passeio, a família cobra uma taxa de visitação de R$ 10,00. Que é mais do que justa  levando-se em conta o trabalho que eles tem para manter o local.

 

Para quem quiser almoçar, é cobrado o valor de R$ 20,00 por pessoa. Mas é necessário agendamento antecipado pelo telefone (11) 7442-9619.

 

Depois do suco de cambuci iniciamos a trilha para a cachoeira. A trilha é curta, são cerca de 30 minutos até chegarmos à cachoeira. O terreno é fácil, sem grandes obstáculos (exceto algumas subidas e descidas e alguns locais com bastante lama no dia que fomos pois havia chovido antes), e muito bem cuidado. Apesar da trilha ser relativamente larga a mata é bem fechada, o que torna o contato com a natureza bem intenso e torna o passeio muito mais divertido.

 

parelheiros-polo-de-ecoturismo-sao-paulo-pegada-anta

 

Durante a caminhada é possível notar, em vários locais diferentes, as pegadas das antas que habitam a região. Pegadas grandes e fundas, do tamanho do pé de uma criança! Lucas nos conta também que é comum ouvir o som dos macacos bugios… mas que infelizmente não apareceram durante nossa visita.

 

Toda a região foi, há algum tempo atrás, desmatada para a produção de carvão. Em um ponto da trilha ainda existe um antigo forno de carvão, mas hoje, felizmente, totalmente tomado pela mata. Um exemplo claro de que se deixarmos a natureza agir, ela retoma seu espaço.

 

A Cachoeira do Sagui apesar de não ser alta, é muito bonita, e no dia de nossa visita estava com muita água, deixando-a ainda mais bela. Mas lá, ainda mais legal do que a cachoeira em si é o local todo. A trilha termina logo em frente a um pequeno lago formado pela cachoeira, toda a área é cercada de árvores bem altas e com mata bem densa. Uma árvore caída ainda forma o local ideal para sentarmos e observarmos toda esta beleza, ali sentados junto ao laguinho, ainda podemos ver o Rio Capivari que retoma seu caminho e entra mata a dentro, proporcionando uma paisagem muito bela. Vale muito a visita.

 

Dentro da Fazenda Maravilha existem mais duas cachoeiras,  a Raios de Sol e a Oásis, porém para chegar até elas as trilhas precisam ser feitas com guia.

 

parelheiros-polo-de-ecoturismo-sao-paulo-cachoeira

 

Nosso primeiro dia de visita a região do Polo de Ecoturismo de São Paulo foi muito interessante, uma feliz descoberta na cidade de São Paulo. Uma alternativa de contato com a natureza dentro da cidade de São Paulo!

 

 

Veja segunda matéria sobre nossas visitas ao Polo de Ecoturismo de São Paulo ←

→ Veja aqui outros passeios de Turismo Sustentável que já realizamos na cidade de São Paulo ←

 

 

Veja mais sobre o Polo de Ecoturismo de São Paulo

Guia Ecoturismo e Agroecologia no Extremo Sul de São Paulo from EcoHospedagem

 

 

Por Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Ir Para Topo Da Página

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.