Caixa Livre » Pousada Green em Florianópolis – Acessível e Ecológica

Pousada Green em Florianópolis – Acessível e Ecológica




 

Pousada Green, Florianópolis, SC

 

Mesmo antes de vir morar em Santa Catarina, eu já tinha vindo algumas vezes para o Estado e, principalmente, para Florianópolis, cidade pela qual sou apaixonado.

 

Em uma de minhas visitas a trabalho, em que buscava opções de hotéis e pousadas com ações socioambientais, conheci a Pousada Green e seu proprietário Marcelo, e ela tem sido minha opção de hospedagem na ilha por unir boas ações de sustentabilidade, ótima localização (próxima a Praia Mole) e um valor bem acessível.

 

Como ocorre com alguns dos empreendimentos que visitamos, a pousada não conseguiu, de primeira, atingir os critérios mínimos de sustentabilidade para receber o Selo de Hotel Visitado.

 

Porém, como o objetivo maior do Portal EcoHospedagem é incentivar as boas práticas no setor, quando os empreendimentos chegam bem próximo da pontuação mínima, logo após nossa visita enviamos algumas sugestões de ações socioambientais para serem implementadas para que o hotel possa satisfazer esses critérios.

 

Os empreendimentos que desenvolvem estas ações dentro do prazo combinado passam então a ter o direito ao uso do selo.

 

E a pousada Green é um bom exemplo de empreendimento que rapidamente implementou as ações sugeridas recebendo então o Selo de Hotel Visitado. Essa é uma maneira que o Portal encontrou de, além de dar chance aos que já fazem bastante pela sustentabilidade, incentivar que novas ações socioambientais sejam implementadas, beneficiando a natureza e a comunidade local!

 

 

 

Ações sustentáveis da pousada

 

Muitas ações sustentáveis da pousada começaram devido à iniciativa pessoal de seu proprietário, o Marcelo, que sempre foi muito ligado à natureza e desde o começo buscou colocar em prática ações que conheceu ao longo de sua vida.

 

Ações como o reaproveitamento de caixas de feira como decoração e armário na área social da pousada, o uso de carretel de cabos elétricos como mesa, móveis construídos com madeira de pallets usados e a construção de um jardim vertical com canos de PVC.

 

A pousada possui apenas seis quartos, sendo dois apartamentos e quatro suítes, o que garante muita privacidade. Por lá o atendimento é realizado diretamente pelo proprietário e não conta com os serviços costumeiros de uma pousada, como recepção e restaurante.

 

É uma ótima alternativa para quem quer viajar e ao mesmo tempo se sentir em casa, tendo a disposição uma mini cozinha nos quartos e uma área social com espaço para churrasco ou, até mesmo, para preparar uma refeição, já que a pousada disponibiliza uma cozinha completa para uso dos hóspedes.

 

 

Os grandes destaques da Pousada Green ficam por conta da já citada decoração sustentável, e do belo terraço com vista para a Lagoa da Conceição, além da localização privilegiada, que apesar de não estar na praia, fica bem próximo dos agitos da Ilha.

 

O café da manhã é um detalhe que também merece destaque, pois é servido em cestas colocadas em cima de caixotes de feita e deixados nas portas de cada quarto. São usadas garrafas de vidro reutilizadas para o suco e as quantidades vêm de acordo com o número de pessoas para evitar desperdícios.

 

E no pacotinho do pão queijo quentinho vem um recadinho de bom dia escrito a mão! São pequenas ações que fazem com que a gente se sinta especial e acolhido pela pousada.

 

 

Todas as ações sustentáveis desenvolvidas na pousada Green

 

– Conscientização de hóspedes sobre as ações desenvolvidas e sobre a importância do meio ambiente

– Empréstimo de bicicleta para hóspedes

– Apoio frequente a ONG da região

– Separa resíduos sólidos e os encaminha para a reciclagem

– Possui lâmpadas econômicas onde é adequado

– Dá a opção de ventilador nos quartos com ar condicionado, permitindo que o hóspede opte por uma opção que consome menos energia

– Desenvolve programa de reuso de toalhas e roupa de cama

– Possui dispenser de amenities (sabonete) para hóspedes.

– Dá preferência pela compra de aparelhos eletrônicos de baixo consumo

– A estrutura é adaptada para receber luz natural, evitando o consumo desnecessário de iluminação artificial

– Telhas feitas com Tetrapack reciclado

– Empréstimo de livros para hóspedes e colaboradores

– A pousada é parceira do “Projeto Route” contribuindo para o destino correto das caixas de leite e sucos Tetrapak

– Possui política de sustentabilidade escrita, implementada e divulgada

– Sinalização e conscientização contra a exploração sexual infantil

– Desenvolve campanha antitabagismo entre colaboradores e turistas

– Disponibiliza, em local visível, coletor de pilhas e baterias usadas

– Realiza o controle periódico de consumo de água, energia e geração de resíduos

– Reaproveita caixas de feira como decoração e armário na área social da pousada

– Possui móveis construídos com madeira de pallets usados

– Possui um jardim vertical feito com canos de PVC usados

 

 

Se você turista está vindo para Florianópolis e busca uma opção de estadia mais caseira, em que você tenha liberdade para entrar e sair ou preparar sua própria refeição, quer ficar em uma localização privilegiada, com acesso fácil a todas as partes da Ilha, e ainda quer ter uma interação com a natureza, curtindo as coisas simples da vida, a Pousada Green é nossa recomendação.

 

Não deixe de ver todas as formas de reuso de materiais que Marcelo, o proprietário, faz por lá, e quem sabe você possa aplicar algumas delas em sua casa!

 

Contato

 

Endereço: Rodovia Jornalista Manoel de Menezes 2410 – Barra da Lagoa – Florianópolis – SC

Contato: (48) 3232-4612 | 9613-9946 – www.pousadagreen.com.br

Diária média: R$ 150,00

 

Por Thiago Cagna

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.