Caixa Livre » Pousada Vila Tamarindo – Opção sustentável em Floripa

Pousada Vila Tamarindo – Opção sustentável em Floripa



 

pousada-vila-tamarindo-florianopolis-santa-catarina-jardim

 

Durante o ano de 2015 o Portal EcoHospedagem realizou o projeto “Na Rota da Sustentabilidade“, projeto em que visitamos as sete regiões mais turísticas do estado de Santa Catarina em busca de opções de turismo sustentável. Confira agora um dos passeios realizado por nós durante o projeto.

 

Pousada Vila Tamarindo, Florianópolis, SC

 

Como fazemos durante as nossas viagens, tentamos encontrar, para nosso segundo final de semana de visitas em busca de opções de turismo sustentável em Florianópolis, um empreendimento que desenvolvesse boas ações socioambientais e desta forma causasse menos impactos ao meio ambiente a comunidade local do que outros empreendimentos.

 

Precisávamos também ficar em uma hospedagem no Sul da Ilha, o que facilitaria nossos deslocamentos, pois a maioria dos passeios e locais que visitaríamos nesta segunda semana ficavam no Sul de Floripa.

 

Por este motivos optamos por ficar na Pousada Vila Tamarindo, que já havíamos visitado antes, pelo Portal EcoHospedagem, e por isso sabíamos que boas ações de sustentabilidade eram desenvolvidas, além ficar no Campeche, localização ideal para nós diminuirmos nossos deslocamentos durante os passeios.

 

A pousada foi um dos empreendimentos que, inclusive, alcançaram os requisitos mínimos para receber o Selo de Hotel Visitado, uma forma do Portal EcoHospedagem destacar, entre os meios de hospedagem com ações sustentáveis, aqueles que possuem mais ações do que a maioria.

 

 A pousada

 

A pousada é um refúgio verde entre os novos e grandes empreendimentos residenciais do Campeche. Um refúgio pois, por ser um dos poucos pontos de verde que sobraram na região, tornou-se uma das últimas opções de alguns animais que viviam ali, como pássaros e até um lagarto, que vimos passeando pelo jardim.

 

Mas apesar de todo este verde e de alguns animaizinhos refugiados, não se preocupe, a pousada tem uma estrutura muito boa para atender o turista. O empreendimento conta com apenas 15 quartos, o que faz com que o atendimento e a hospedagem sejam bem intimistas.

 

pousada-vila-tamarindo-florianopolis-santa-catarina

 

Para variar, como durante nossos finais de semana de projeto ficamos correndo bastante, não conseguimos usufruir de alguns dos serviços da pousada, mas durante nosso passeio pela propriedade para observar as ações socioambientais pudemos ao menos vê-los.
 

Uma piscina com vista para o mar, espaço para prática de Yoga, banheira em alguns apartamentos, varandas com redes para descanso, um grande jardim e um farto café da manhã.

 

Este último conseguimos aproveitar, e como! Muitos pães, frutas, sucos naturais e muito mais.

 

pousada-vila-tamarindo-florianopolis-santa-catarina-cafe-da-manha

 

Mas falando das ações socioambientais, na esfera ambiental, a pousada Vila Tamarindo realiza ações como o uso de lâmpadas econômicas, sensores de presença e iluminação Led, separação de resíduos sólidos para a reciclagem e compostagem de resíduos orgânicos na própria pousada.

 

pousada-vila-tamarindo-florianopolis-santa-catarina-economia

A pousada desenvolve um trabalho muito legal na conscientização de colaboradores e hóspedes. Antes mesmo de chegar ao empreendimento, via e-mail e site, o turista já sabe de algumas ações socioambientais desenvolvidas por lá e como pode (e deve) participar.

 

Na recepção também existe sinalização mostrando o comprometimento da pousada com a sustentabilidade e sinalização contra exploração sexual.

 

Na recepção também encontramos o coletor de pilhas e baterias usadas, que depois são encaminhadas para os locais corretos de descarte. Ainda em relação à conscientização, a pousada trabalha para disseminar a cultura local, incentivando os turistas a conhecer melhor os costumes, o folclore e o artesanato da região, através do uso de decoração feita com artesanato local.

 

Outro destaque é a utilização da água da chuva, que depois de infiltrada no terreno, é captada e armazenada, e nos dias mais secos é utilizada para irrigar o jardim e também é tratada e usada na piscina.

 

Paolo, o proprietário, nos contou que seu engajamento começou desde criança, já que seus pais, que são europeus, sempre tiveram a preocupação com o meio ambiente como preceito básico para uma boa qualidade de vida.

 

 

pousada-vila-tamarindo-florianopolis-santa-catarina-piscina

 

 

Outras ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Pousada Vila Tamarindo

 

– Possui política de sustentabilidade escrita e implantada

– Apoia entidades beneficentes como APAE e SEOVE

– Desenvolve dois programas sociais de apoio à comunidade: Arte Suave  e Casa Canemba

– A pousada foi projetada com o pé direito duplo e com todos os quartos com janelas na face norte e face sul privilegiando o uso de ventilação natural

– Possui chuveiros de menor consumo

pousada-vila-tamarindo-florianopolis-santa-catarina-reciclagem– Vasos sanitários são com caixa acoplada, diminuindo o consumo de água de cada acionamento

– Evita o uso de saches individuais de alimentos no café da manhã

– Realiza o tratamento de efluentes líquidos na própria pousada

– Possui uma horta com verduras e temperos que são utilizados no café da manhã e para consumo dos colaboradores

 

 

Contato

 

Avenida Campeche, 1836 – (48) 3237-3464
www.tamarindo.com.br / Facebook Vila Tamarindo
Diária média: R$ 300,00

 

Por Thiago Cagna

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.