Caixa Livre » Pranchas de garrafa pet, esporte e conscientização ambiental

Pranchas de garrafa pet, esporte e conscientização ambiental



 

prancha-garrafa-pet-eco-garopaba-criancas

 

Durante o ano de 2015 o Portal EcoHospedagem realizou o projeto “Na Rota da Sustentabilidade“, projeto em que visitamos as sete regiões mais turísticas do estado de Santa Catarina em busca de opções de turismo sustentável. Confira agora um dos passeios realizado por nós durante o projeto.

 

Pranchas feitas de garrafa PET

 

No domingo do segundo final de semana que estivemos em Garopaba fomos conhecer o Projeto Prancha Ecológica. Você pode estar se perguntando… Mas o que isso tem a ver com turismo sustentável?

Pode parecer que não tenha nada a ver, mas o turista que estiver pela região de Garopaba será sempre muito bem vindo a conhecer o projeto de perto e até dar uma volta de Stand-up Paddle numa prancha feita de garrafa pet.

 

A ONG Eco Garopaba

 

Quando ficamos sabendo desse projeto, de cara quisemos conhecê-lo, pois tem muito a ver com a sustentabilidade. O projeto, idealizado pelo casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin, faz parte da ONG Eco Garopaba e tem como objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade atrelado à prática de esporte, reciclagem e preservação da natureza, por isso, pra nós, apesar de não ser um ponto turístico (ainda!), não podia ficar de fora do Na Rota da Sustentabilidade.

 

Por coincidência, no dia de nossa visita acontecia a inauguração da nova sede da ONG Eco Garopaba, que contou com o apoio do Programa Economia Verde e Solidária e do Gaia Village Projeto Ambiental, na Praia da Barra em Garopaba.

 

Por isso a sede estava cheia de amigos e familiares prestigiando e confraternizando mais esse passo importante que o projeto conseguiu dar.

 

prancha-garrafa-pet-eco-garopaba-inauguracao

 

Entre as boas vindas aos convidados e comes e bebes do café da manhã comunitário servido para a inauguração, Jairo, que é surfista, reuniu a criançada presente para ensinar como se faz a famosa prancha de garrafa pet. Com todos com a mão na massa ficou bem fácil fazer a prancha e até o Thiago entrou na roda.

 

Fabricação da Prancha de garrafa PET

 

O processo é realmente bem simples, apesar de muito trabalhoso. Depois foi a hora de testar as pranchas, e foi todo mundo pra água, na Lagoa de Garopaba, que fica logo ao lado da nova sede.

 

Foi diversão garantida e as crianças, de todas as idades, fizeram seu passeio de prancha. Nós, claro, também fomos para a água. A prancha de pet, pelo menos a de Stand-up, é até mais estável que as comuns, muito fácil de “pilotar”!

 

prancha-garrafa-pet-eco-garopaba-pranchas

 

“Desenvolvi essas pranchas no Havaí, morei lá por sete anos e sempre tive o sonho de fazer alguma coisa com essas garrafas poluindo o meio ambiente, as pranchas vieram para dar um reaproveitamento a este material que está sendo desprezado na natureza, e assim criamos uma técnica que tem sido desenvolvida no mundo inteiro. As pranchas são bem simples de se produzir, a cola é encontrada tanto no Brasil como no exterior.

 

Fazemos este trabalho em comunidades e associações de surf, associações ribeirinhas e escolas. Temos desenvolvido uma ideia que é proliferada pelo mundo, já temos parceiros no Peru, Chile e Israel. Nosso objetivo aqui é divulgar nosso trabalho, ensinar o processo da prancha e passar para as crianças a vontade de criar soluções eficientes para o lixo gerado.”

 

Jairo Lumertz

 

Cada prancha de surf é feita com 45 garrafas pet, e as de Stand-Up com 80 garrafas, que são lixadas, enchidas de ar com uma bomba comum de pneu de bicicleta para ficarem rígidas e coladas no formato de prancha.

 

Além das garrafas, são usados canos de PVC para sustentar a estrutura, cola de poliuretano, EVA escolar para a parte de cima da prancha e tábuas de plástico, também reaproveitadas, para as quilhas.

 

Além de ensinarem como fazer a prancha pelo Brasil todo, Jairo e Carol também vendem as pranchas, tanto as de surf quanto as de stand-up, e por um valor muito menor do que as tradicionais.

 

E eles não só ensinam a técnica, mas fazem também um belo trabalho de conscientização ambiental e multiplicação do conhecimento, principalmente em escolas, para que o lema do projeto se propague para o maior número de pessoas possível, almejando reunir um exército de defensores da Natureza.

 

“Sempre acreditei no sonho de levar o Projeto Prancha Ecológica para o mundo inteiro junto com o Jairo Lumertz… ajudar as pessoas a melhorarem suas vidas… e ele ta se tornando real… ter fé é o maior segredo da felicidade… boas notícias que mudam o Mundo para melhor… Um por todos e todos por um Mundo Melhor!”

Carolina Scorsin

prancha-garrafa-pet-eco-garopaba-fabricacao-prancha

 

A sustentabilidade e a ONG Eco Garopaba

 

E como acessibilidade também tem tudo a ver com sustentabilidade, eles já fizeram, inclusive, uma prancha adaptada para deficientes físicos, para que eles possam curtir tanto quanto qualquer pessoa.

 

O conceito de sustentabilidade está por todos os lados na nova sede do projeto. Desde a composteira e a horta, passando pela própria construção elevada e com muitas janelas, o que favorece a iluminação natural e a ventilação.

 

E no andar de cima fica o ateliê da Carol, que faz artesanatos com o reaproveitamento de diversos materiais, como retalhos de tecidos que viram luminárias, revestem garrafas de vidro e muitas outras coisas. E no dia anterior a inauguração, Jairo fez um carrinho para transportar as pranchas todo feitos com reaproveitamento de materiais, ficou bem prático.

 

“A prancha se torna uma ferramenta para podermos falar sobre os problemas que o lixo vem causando em nosso planeta, incentivamos o esporte, a preservação da Natureza e ainda damos a possibilidade para aqueles que não a tem.”

Projeto Prancha Ecológica

 

prancha-garrafa-pet-eco-garopaba-ong

 

Por tudo isso, nós recomendamos para os turistas que estiverem na região de Garopaba que visitem a ONG Eco Garopaba. O casal Jairo e Carol, além de super carismáticos, são bem acessíveis e dispostos a receber e apresentar o projeto a todos que os visitam. Vale também acompanhar as novidades e eventos na página do Facebook do projeto.

 

E se você gosta de Surf e/ou Stand-up Paddle, fica a dica de aproveitar e adquirir sua prancha ecológica, desta forma você estará ajudando o seu bolso, o meio ambiente e a continuação do trabalho na ONG. Outra forma de ajudar é pela compra de canecas do projeto, também pelo Facebook.

 

Contato

Sede Eco Garopaba – Rua Robalo (última casa da rua) – Praia da Barra – Garopaba

48 9629-5888 / [email protected] / www.facebook.com/ProjetoPranchaEcologica

 

Por Thiago Cagna

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.