Temas Variados » Restaurantes com boas ações sustentáveis em Florianópolis

Restaurantes com boas ações sustentáveis em Florianópolis



 

Restaurantes sustentáveis em Florianópolis

 

 

Minhas várias visitas à Florianópolis já tinham me mostrado que a ilha é um dos melhores destinos do Brasil quando falamos em passeios e hospedagens que tenham relação com a sustentabilidade. Mas Floripa, a cada vez que a visito, me surpreende positivamente!

 

De volta à ilha pelo Projeto Na Rota da Sustentabilidade, desta vez estávamos a procura, além de passeios e meios de hospedagem, de restaurantes que desenvolvessem boas ações socioambientais, e encontramos quatro boas opções! Abaixo os restaurantes que encontramos, bem como as ações sustentáveis de cada um deles:

 

Restaurante Aldeia Indigo, Campeche

 

restaurante-sustentavel-florianopolis-aldeia-indigo

 

O Aldeia Indigo, junto com o Mercado São Jorge, são sem dúvida, os dois locais mais indicados quando perguntamos por restaurantes deste tipo, e por isso não poderíamos deixar de conhecê-los.

 

O restaurante Aldeia Indigo não é apenas um restaurante, é também um ponto de cultura da ilha, onde acontecem muitos eventos culturais como cursos, encontros musicais, terapias holísticas, cursos e eventos e outros.

 

O espaço multicultural conta com uma estrutura que favorece a isto pois, além do restaurante, conta com um grande jardim na parte da frente, com espaço para as crianças brincarem, bicicletário, um espaço coberto no jardim dos fundos, ideal para a realização de eventos como apresentações musicais, de teatro e similares, e uma lojinha anexa ao restaurante.

 

Mas é do restaurante que iremos falar. Funcionando durante o almoço na opção de buffet por quilo, serve comida vegana* e caseira, deliciosa! Com mesinhas na varanda que dá para o jardim é uma opção muito legal no sul da ilha para quem busca uma alimentação mais saudável.

 

* Comida vegana. Na comida vegana não é servida nenhum tipo de alimento de origem animal, nada de carnes, ovos, leite, manteiga e etc. Apesar de ser mais facilmente encontrada nos dias atuais, ainda hoje muitas pessoas possuem um preconceito com a comida vegana (até nós tínhamos). Então tentamos mostrar um pouco de nossa experiência para assim ajudar outras pessoas que tenham algumas dúvidas sobre este tipo de comida.

 

“Fomos surpreendidos! É inevitável para quem não é vegano ou vegetariano não ter uma dúvida sobre ir a um restaurante que não serve e não usa nada vindo de animais, mas gostamos muito da experiência e, com certeza, repetiremos!”

Thiago e Nathalia, durante nossa primeira visita a um restaurante vegano, em Balneário Camboriú

 

 

Fomos visitar a Aldeia Indigo em um sábado, na hora do almoço, e pudemos assim experimentar o delicioso almoço servido no espaço, uma comida bem caseira. Na área do buffet, inclusive, é possível ver as cozinheiras preparando os alimentos.

 

No dia de nossa visita tínhamos várias opções de saladas, strogonof, arroz, batatas assadas, dentre outros. Mas não posso deixar de ressaltar o strogonof, que estava realmente excepcional, fazendo com que a Nathalia até repetisse.

 

Pelo ótimo ambiente, pela boa comida e pelas ações de sustentabilidade que encontramos, o restaurante Aldeia Indigo é uma boa opção para os turistas que procuram opções mais sustentáveis em Floripa.

 

Para os que estiverem procurando opção para jantar, vale ligar na Aldeia Indigo para perguntar sobre a pizza vegana que eles estavam começando a trabalhar em alguns dias da semana.

 

Abaixo todas as ações socioambientais que encontramos no Aldeia Indigo Centro Multicultural

 

– Vazão da torneira da pia dos banheiros é menor que 6 litros/minuto

– Vasos sanitários de caixa acoplada, o que diminui o consumo de água a cada acionamento

– Serve apenas alimentos da região

– Dá a opção de alimentos orgânicos

– Não serve nenhum tipo de carne, diminuindo assim o impacto sobre o meio ambiente, visto que as carnes causam mais impactos do que os outros tipos de alimentos

– Disponibiliza produtos orgânicos para a venda, incentivando assim o consumo deste tipo de alimento

– Não possui ar condicionado no salão e na cozinha, diminuindo, e muito, o consumo de energia

– Não utiliza proteção de mesa, evitando o uso de protetores descartáveis ou de água para lavagem de protetores reutilizáveis

– Não utiliza nenhum tipo de talher descartável, bem como não utiliza canudos ou embala produtos um a um

– A decoração do restaurante utiliza itens ecológicos, como bambu, casca de coco ou móveis reutilizados

– Evita a pavimentação excessiva de áreas externas, favorecendo o escoamento da água da chuva, além de possuir arvores na propriedade, diminuindo a incidência de luz solar direta

– Possui local adequado e indicado para o estacionamento de bikes, incentivando que clientes utilizem este meio de transporte

– Realiza a compostagem de sobras de verduras, legumes e frutas no próprio empreendimento

– Realiza a separação e dá o correto encaminhamento para os resíduos recicláveis

– Vedação de geladeiras e freezers encontra-se em bom estado, evitando o desperdício de energia

– Tamanho dos equipamentos da cozinha (freezers, geladeiras e outros) é adequada ao porte do restaurante, evitando o uso de equipamentos desproporcionais e que gastam mais energia

– Frutas, legumes e verduras são recebidos em caixas retornáveis

– Apoio frequente a Ong´s da região

– Incentiva a cultura local por meio de eventos de musica, teatro e outros 

 

Contato Aldeia Indigo

 

Funcionamento: Segunda à quarta das 11:30h às 18:00h e quinta à sábado das 11:30h às 23:00h

Telefone: (48) 3365.8720

Site/email: www.facebook.com/aldeiaindigo[email protected]

Endereço: Av. Pequeno Príncipe – 1202 – Campeche

 

 

Restaurante Simples e Natural, Córrego Grande

 

restaurante-sustentavel-florianopolis-simples-e-natural

 

O nome traduz bem o que é o restaurante, Simples e Natural.  E este é um dos atrativos do local. Localizado próximo a Universidade Federal o restaurante é frequentado principalmente por estudantes e moradores do bairro, mas é uma boa opção para turistas que procuram uma opção mais sustentável na ilha.

 

O empreendimento trabalha no sistema de prato do dia no almoço e opções mais leves a noite, e só utiliza, na medida do possível, ingredientes orgânicos nas refeições.

 

 

 “No almoço, um Prato do Dia, vegetariano e integral (com opção vegana, ovo e lacto) composto por porções de cereais, grãos e oleaginosas, legumes, verduras, hortaliças, sementes e frutas, compondo a cada dia uma linda e nutritiva mandala no prato, priorizando alimentos orgânicos (sinalizados com o coração no quadro) bem como produtos e produtores locais.”

Página Facebook Simples e Natural

 

 

Apesar de não termos provado o almoço, que é o carro chefe da casa, a tapioca de berinjela que comemos a noite estava divina, o que nos faz acreditar que o almoço siga o mesmo padrão.

 

Como citado, o restaurante trabalha principalmente com produtos orgânicos e locais, além de trabalharem apenas com produtos da época, por isso tanto o prato do dia como os lanches sempre variam. O que por um lado é bem legal, pois assim temos sempre aquela expectativa do que teremos no dia, nos dando a oportunidade de experimentar coisas novas!

 

No espaço que antes era uma casa, com mesinhas em quatro ambientes diferentes, na sala, na varanda da frente, na garagem e no pequeno jardim interno, com algumas árvores frutíferas, o restaurante Simples e Natural, é uma boa pedida para um almoço próximo a faculdade ou ainda para um lanchinho na parte da noite.

 

 

Abaixo todas as ações socioambientais que encontramos no Simples e Natural

 

– Vazão das torneiras dos banheiros menor do que 6 litros/minutos

– Banheiros com mictórios, que consome menos água do que os vasos sanitários

– Oferece apenas pratos com ingredientes locais

– Mais de 50% dos alimentos servidos são orgânicos, favorecendo o consumo saudável e diminuindo o uso de inseticidas

– Não serve carne, diminuindo assim o impacto sobre o meio ambiente, visto que as carnes causam mais impactos do que os outros tipos de alimentos

– Disponibiliza produtos orgânicos para a venda, incentivando assim o consumo deste tipo de alimento

– Não possui ar condicionado no salão e na cozinha, diminuindo, e muito, o consumo de energia

– Não utiliza proteção de mesa, evitando o uso de protetores descartáveis ou de água para lavagem de protetores reutilizáveis

– Não utiliza nenhum tipo de talher descartável, bem como não utiliza canudos ou embala produtos um a um

– A decoração do restaurante utiliza itens ecológicos, como bambu, casca de coco ou móveis reutilizados

– Evita a pavimentação excessiva de áreas externas, favorecendo o escoamento da água da chuva, além de possuir arvores na propriedade, diminuindo a incidência de luz solar direta

– Frutas, legumes e verduras são recebidos em caixas retornáveis

– Tamanho dos equipamentos da cozinha (freezers, geladeiras e outros) é adequada ao porte do restaurante, evitando o uso de equipamentos desproporcionais e que gastam mais energia

 

Contato restaurante Simples e Natural

 

Funcionamento: Segunda à sexta das 09:00h às 22:30h e sábado 09:00h às 17:00h

Telefone: (48) 4009-3001

Site/email: https://www.facebook.com/pages/Simples-e-Natural-Gastronomia-Orgânica

Endereço: Rua Joe Collaço, 76 – Córrego Grande

 

 

Mercado São Jorge e Restaurante, Centro

 

restaurante-sustentavel-florianopolis-mercado-sao-jorge

 

Com uma fachada relativamente pequena, localizada em uma rua bem movimentada de carros, num bairro residencial de Florianópolis, encontramos uma opção muito legal para turistas que estejam próximo ao centro.

 

A filial do já famoso Mercado São Jorge, localizado no Itacorubi, foi inaugurada em Julho de 2014 apenas como um mercadinho de produtos orgânicos e naturais. Mas apenas um mês depois, o local inaugurava um café e restaurante muito aconchegante na parte de trás da loja.

 

Com opções de lanches e refeições saudáveis a qualquer hora (manhã, tarde e noite), o restaurante trabalha no sistema de buffet de valor fixo no almoço e com jantares temáticos na parte da noite, funcionando como um café nos outros horários.

 

Além de o ambiente ser muito acolhedor, com sua decoração feita com caixotes de feira e pallets reutilizados, os ingredientes dos pratos são em sua maioria orgânicos, contribuindo para nossa saúde e também para o meio ambiente, com a não utilização de agrotóxicos.

 

Durante nossa visita, como ainda estava cedo, experimentamos apenas um pão com manteiga e um café com leite, mas fica a sugestão de um almoço no estilo buffet ou ainda um jantar temático, um jeito diferente de comer orgânicos!

 

 

Abaixo todas as ações socioambientais que encontramos no restaurante

 

– Torneiras dos banheiros possuem temporizador, o que diminui bastante o consumo de água

– Vasos sanitários de caixa acoplada, o que diminui o consumo de água a cada acionamento

– Serve apenas alimentos da região, evitando grandes deslocamentos dos alimentos. Ex: servir lagosta no interior

– Dá a opção de alimentos orgânicos, incentivando a não utilização de inseticidas

– Possui mais de 30% dos pratos vegetarianos, diminuindo o consumo de carnes, que comprovadamente contribuem mais para o aquecimento global

– A estrutura é adaptada para receber clientes com deficiência física, contato com acesso e banheiro adaptados

– Expõe e vende produtos artesanais da comunidade local, incentivando o desenvolvimento econômico da região

– Disponibiliza produtos orgânicos para a venda, incentivando assim o consumo deste tipo de alimento

– Temperatura do ar condicionado é adequada, evitando superaquecimento ou super-resfriamento

– Possui cortina de ar para evitar a troca de temperatura entre o ambiente interno e o externo, diminuindo o consumo de energia pelo ar condicionado

– Utiliza protetores de mesa reutilizáveis, evitando o uso de protetores descartáveis

– Não utiliza nenhum tipo de talher descartável, bem como não utiliza canudos ou embala produtos um a um

– A decoração do restaurante utiliza itens ecológicos, como bambu, casca de coco ou móveis reutilizados

– Tamanho dos equipamentos da cozinha (freezers, geladeiras e outros) é adequada ao porte do restaurante, evitando o uso de equipamentos desproporcionais e que gastam mais energia

– Mantém freezers e geladeiras a uma distância adequada de paredes, e distante de equipamentos que gerem calor e da luz solar direta

– Vedação de geladeiras e freezers encontra-se em bom estado, evitando o desperdício de energia

– Não possui ar condicionado na cozinha, diminuindo o consumo de energia elétrica

– Dá a destinação correta ao óleo de cozinha usado

– Encaminha os resíduos orgânicos para os locais adequados para a compostagem do mesmo

– Realiza a separação e dá o correto encaminhamento para os resíduos recicláveis

– Compra produtos em grandes pacotes e/ou  refil, diminuindo o consumo de embalagens

– Frutas, legumes e verduras são recebidos em caixas retornáveis

– Mais de 50% dos alimentos servidos são orgânicos, favorecendo o consumo saudável e diminuindo o uso de inseticidas

 

Contato Mercado São Jorge

 

Funcionamento: Segunda à sexta 09:00h às 22:00h e sábado das 09:00h às 19:00h

Telefone: (48) 3209-1244

Site/email: www.saojorgeorganicos.com.br

Endereço: Rua Bocaiúva, 2186 – Centro

 

 

Mercado São Jorge e Restaurante Lila, Itacorubi

 

restaurante-sustentavel-florianopolis-mercado-sao-jorge

 

O Mercado São Jorge do Itacorubi é, sem dúvida, o mais famoso e mais lembrado restaurante e mercado orgânico de Florianópolis e, apesar de já ter almoçado lá antes, tinha que visitá-lo pelo projeto, além de apresentá-lo para a Nathalia.

 

A ideia do Mercado é muito legal, começando por sua fachada, toda feita com janelas usadas, mas o diferencial está lá dentro. Além de ser um hortifruti de orgânicos, com muitas opções de frutas, legumes e verduras (o que normalmente não é tão fácil de encontrar), existem pequenas lojas dentro do local, que oferecem vários outros produtos, como geleias, arroz, biscoitos, bebidas, queijos, pães, cosméticos e vários outros. Só pelo mercado já valeria a visita.

 

Mas além das compras, ali o turista pode também fazer um lanche ou almoçar. O espaço conta com um café, super moderninho, com cardápio escrito na parede e com o restaurante Lila, que serve alguns quitutes, além de no almoço trabalhar com o prato do dia.

 

Por um preço fechado, o turista tem uma entrada e duas opções de prato principal, normalmente um vegetariano e um vegano e os ingredientes, em sua maioria, são sempre orgânicos.

 

Um espaço bem legal e sempre bem movimentado, que combina muito bem com todo o Mercado São Jorge, uma parada quase que obrigatória em Floripa.

 

Abaixo todas as ações socioambientais que encontramos no restaurante Lila

 

Infelizmente não fomos autorizados pelos responsáveis à visitar a cozinha do empreendimento, mesmo sabendo que pela lei poderíamos fazê-lo. Mas independente disto, da ação de uma pessoa, não poderíamos deixar de lado todo o trabalho que o Mercado São Jorge e o restaurante Lila realizam, e por isso, pelo que vimos fora da cozinha, optamos por incluir o restaurante como uma opção de turismo sustentável em Florianópolis.

 

Contato Mercado São Jorge

 

Funcionamento: Segunda à sexta das 09:00h às 20:00h e sábado 09:00h às 16:00h

Telefone: (48) 3238-5809

Site/email: www.saojorgeorganicos.com.br

Endereço: Rua Brejaúna, 43 – Itacorubi

 

 

Jack & Jacks, Centrinho da Lagoa da Conceição

 

restaurante-sustentavel-florianopolis-jack-e-jacks

 

Sabe aqueles lugares que você passa na frente e gosta logo de cara? Foi assim com o Jack & Jacks, no centrinho da Lagoa. Gostamos pois, além de ser feito em um container, ao seu redor encontramos vários pallets transformados em sofás, carretel de fio elétrico reaproveitado, muito verde, e por ai vai.

 

Resolvemos conhecer um pouquinho mais do espaço e logo já vimos mais uma coisa muito legal, as bebidas, todas elas, são servidas em potes reaproveitados. São potes de vidro de geleias, conservas e etc.

 

Nos sentamos e comemos um lanchinho e tomamos um suco de açaí no pote! Na saída, um bate-papo rápido com um dos proprietários, que estava no caixa, descobrimos outras ações socioambientais e marcamos de voltar um dia que estivesse mais tranquilo para conversarmos mais e conhecer tudo o que o empreendimento desenvolvia de ações de sustentabilidade.

 

Voltamos dois finais de semana depois, e abaixo estão todas as ações que encontramos. Fica a sugestão de uma visita a este lugar descolado, em um dos lugares mais cool de floripa, com gostosas opções de lanches e com boas ações socioambientais.

 

O Jack & Jacks ainda possui alguns itens que podem melhorar para diminuírem ainda mais seus impactos sobre o meio ambiente,  como, por exemplo, o uso de saches individuais de alimentos e outros detalhes. Mas pela conversa com o proprietário sabemos que este é um dos objetivos deles.

 

Abaixo todas as ações socioambientais que encontramos no restaurante Jack & Jacks

 

– Sensor de presença nas Lâmpadas do banheiro

– Torneiras dos banheiros com redutor de vazão de água

– Vasos sanitários de caixa acoplada, o que diminui o consumo de água a cada acionamento

– Reutilização de materiais na decoração do empreendimento, como pallets, caixas de feira e carreteis de fio elétrico

– Mini biblioteca com livros disponíveis para a leitura de clientes

– Reutiliza potes de vidro usados para servir bebidas

– Disponibiliza produtos orgânicos para a venda, incentivando assim o consumo deste tipo de alimento

– Separação de resíduos orgânicos e recicláveis, encaminhando-os ao destino correto

– Realiza eventos culturais, incentivando empreendedores locais e músicos da região

– Não possui ar condicionado no salão e na cozinha, diminuindo, e muito, o consumo de energia

– Não utiliza nenhum tipo de talher, prato ou copo descartável

– Utiliza protetores de mesa reutilizáveis, evitando assim o consumo desnecessário de matéria prima para a produção de protetores descartáveis

– Parte da construção foi feita utilizando um container, diminuindo o consumo de materiais de construção e reutilizando um resíduo

– Tamanho dos equipamentos da cozinha (freezers, geladeiras e outros) é adequada ao porte do restaurante, evitando o uso de equipamentos desproporcionais e que gastam mais energia

 

Contato Jack & Jacks

 

Telefone: (48) 3065-9655

Site/email: www.facebook.com/pages/JACK-JACKS

Endereço: Rua Manoel Severino De Oliveira, 637 – Lagoa da Conceição

 

 

Por Thiago Cagna

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.