Caixa Livre » Sete pousadas sustentáveis em Urubici

Sete pousadas sustentáveis em Urubici



 

Sete opções de pousadas sustentáveis em Urubici, na Serra Catarinense

 

A Serra Catarinense, além de nos ter apresentado boas opções de passeios de contato com a natureza, nos surpreendeu pela grande quantidade de pousadas com ações de sustentabilidade. Durante nossa estada conseguimos encontrar sete boas opções!

 

Três das recomendações fazem parte do projeto Acolhida na Colônia, em que falamos bastante em outro post, dê uma olhadinha e veja que projeto fantástico de Turismo Rural em Santa Catarina. No post contamos como foi nossa visita a cada uma delas, e por isso deixaremos aqui apenas o contato de cada uma delas:

 

Pousada Rodeio Velho

Sitio Arroio da Serra e Pousada Rural

Sítio Sete Quedas

 

Confira agora as outras quatro opções de meios de hospedagem com boas ações socioambientais, bem como as ações de sustentabilidade que encontramos em cada uma delas.

 

Pousada Cantos e Encantos

 

pousada-cantos-e-encantos-urubici-santa-catarina

 

A Pousada Cantos e Encantos foi um achado em Urubici, um achado pois em lugar algum a pousada anunciava suas ações, isto porque os proprietários as realizavam por acreditarem naquilo e achavam que fazer propaganda destas ações era errado.

 

Mas como sempre dizemos em nossas visitas, errado é não fazer nada e dizer que faz, agora se o empreendimento desenvolve boas ações sustentáveis, ele DEVE anunciar. Desta forma, além de ele passar a ser uma opção para os turistas mais conscientes, ele também mostra aos seus concorrentes este diferencial e influência estes a também implementarem estes tipos de ação e assim não ficarem para trás.

 

A Pousada Cantos e Encantos fica muito bem localizada, no caminho entre Urubici e a vizinha São Joaquim, e nasceu do sonho de um engenheiro, que trabalhava em uma grande empresa e uma professora. Vindos da cidade grande, escolheram a cidade porque procuravam algo mais calmo e que também oferecesse boas opções de saúde e educação para sua filha, e assim escolheram Urubici.

 

A pousada fica em um terreno grande, com muito verde e alguns animais da fazenda. Mas a construção em si ocupa uma pequena parte deste terreno, colocando o hóspede em total contato com a natureza.

 

Para aproximar ainda mais o hóspede do meio ambiente, a pousada tem grandes janelas/portas de vidro, permitindo uma linda visão da paisagem em qualquer cômodo do empreendimento. A pousada é muito exclusiva, afinal tem apenas 04 quartos, fazendo com que os donos possam dar atenção especial para todos os hóspedes, tornando a estadia ainda mais prazerosa.

 

Abaixo todas as ações socioambientais que encontramos por lá:

 

– Incentiva o desenvolvimento de negócios locais através da indicação e compra de produtos

– Possui dispensers de sabonete nas pias e box, evitando o uso de sachês individuais e diminuindo assim a geração e descarte desnecessário de embalagens

– Os chuveiros são econômicos, consumindo uma quantidade menor de água

– Possui vasos sanitários de caixa acoplada

– Oferece participação nos lucros para colaboradores

– No café da manhã usa, preferencialmente, produtos locais e receitas típicas e caseiras

– Realiza a compostagem dos resíduos orgânicos na própria pousada. Veja como fazer

– Possui uma pequena horta de temperos e já plantou algumas arvores frutíferas que estão em desenvolvimento. Veja como fazer uma horta vertical que ocupa menos espaço

– Evita o uso de sachês individuais de alimentos, como açúcar, manteiga e outros, diminuindo assim a quantidade de resíduos gerados

– Possui um espaço com livros e revistas, incentivando assim a prática de leitura entre hóspedes e colaboradores

– Participa ativamente da vida associativa local por meio de associação

– O empreendimento realiza o tratamento natural de seus efluentes líquidos

– A pousada é rodeada de muito verde, favorecendo o contato com a natureza

– Muitos móveis são feitos com madeira reutilizada, incentivado assim o reuso de materiais

– Possui muitas janelas em todos os ambientes, favorecendo assim o uso de iluminação natural

– Realiza a secagem de roupas de cama no varal, evitando o uso de secadora

– Estrutura é adaptada para favorecer a ventilação cruzada, diminuindo a temperatura ambiente no calor e evitando o uso de ar condicionado

– Possui painel solar para geração de energia para internet

– O aquecimento dos quartos é realizado através de lareira, evitando o uso de aquecedores

– As caixas onde as lenhas são disponibilizadas dentro dos quartos são caixas de maça reutilizadas e forradas com tecido reaproveitado de roupas de cama

– Os muros e caminhos da pousada são feitos com o uso de pedras, evitando o consumo de energia e outros produtos químicos para a produção de cimento, tijolos e similares

– Folders e cartões da pousada são feitos em papel reciclado

– A poda do jardim é realizada pelos animais presentes na propriedade (carneiros e ovelhas)

– A iluminação externa é controlada através de Timer

– Usa sabão natural, feito pela própria proprietária, para a limpeza de roupa de cama e limpeza geral. Veja como fazer produtos naturais

– Todas as lâmpadas são de menor consumo (econômicas ou de led)

 

Mais informações da Pousada Cantos e Encantos

Rodovia SC 430 – Km 41
(49) 9146-2188 / (49) 9146-2180
Diária média: R$ 245,00
www.pousadacantoseencantos.com.br
ww.facebook.com/pages/Pousada-Cantos-e-Encantos

 

 

Pousada Florescer

 

pousada-florescer-urubici-santa-catarina

Cerca de 30 minutos do centro de Urubici, logo ao lado das cavernas Rio dos Bugres, uma das atrações turísticas da cidade, encontramos um espaço para descansar e ter contato com o meio ambiente, ou ainda para realizar um tratamento completo de SPA ou desintoxicação. Estamos falando da Pousada Florescer, que fica dentro na Ecovila Florescer.

 

Mas antes de falarmos da pousada, vamos falar um pouquinho da Ecovila, uma ideia em alta nos dias atuais e que foge bastante do convencional. Uma Ecovila é como se fosse um bairro, em que cada família tem sua casa, mas em que as relações humanas são prioridade. Os espaços comuns, como jardins, hortas, centro de encontros e parquinhos são cuidados por todos, com o trabalho de todos.

 

Numa Ecovila, por exemplo, para se construir ou consertar alguma coisa, se possível, os moradores se unem e realizam o trabalho juntos, e evitam simplesmente contratar alguém de fora. As refeições são preferencialmente feitas em grupo, e tudo o que se produz lá dentro é da comunidade, e o excedente é vendido para fora, como forma de gerar renda para compra de outros produtos básicos.

 

Existem vários tipos e conceitos de Ecovila, a própria Ecovila Florescer, por exemplo, é um pouco mais “moderna” do que as Ecovilas mais tradicionais. Lá alguns moradores possuem trabalhos em outros locais e não vivem, necessariamente, apenas de seus trabalhos dentro da comunidade. Isto porque muitos dos moradores são pessoas que nasceram na cidade, e hoje não conseguiriam sobreviver da agricultura, por exemplo.

 

Não é por morar em uma Ecovila, que os moradores precisam abrir mão do conformo e da modernidade, pelo menos não na Florescer. Por lá, a atenção maior é para o convívio entre as pessoas, a boa relação entre elas, é viverem o real sentido de comunidade.

 

Tendo falado da Ecovila vamos para a pousada, construída dentro da comunidade e que é a fonte de renda para muitos moradores.

 

O terreno da pousada, que fica no começo da Ecovila, é cortado por rio e tem muito verde. Uma grande área onde ficam quatro estruturas, a parte principal, que possui nove quartos integrados por um grande hall com teto de vidro, um outro espaço onde são servidas as refeições e o café da manhã, e outros dois espaços, onde acontecem os tratamentos de SPA, como massagem, cromoterapia e outros tratamentos, e o espaço para meditação.

 

Todos os espaços são muito modernos e possuem boas ações socioambientais. O espaço de SPA, por exemplo, foi todo montado com placas feitas com plástico 100% reciclado, que além de retirar muitos resíduos do meio ambiente, também são ótimos isolantes térmicos.

 

Na conversa com os proprietários, que são moradores da Ecovila, eles nos contam que hoje todos que trabalham com as terapias são moradores da Ecovila. Outro ponto é que a pousada não tem a intenção de ser um meio de hospedagem normal, o espaço tem uma filosofia diferente, que além de servir apenas comida vegetariana, tem a intenção de funcionar quase que como um retiro, seja para desintoxicação, para meditação ou para tratamento de SPA.

 

Hoje a pousada abre apenas para receber os hóspedes que vão participar dos eventos que eles realizam ou ainda para receber grupos fechados. Vale lembrar que se os grupos não quiserem nenhum pacote de tratamento, não há problemas, mas a pensão completa com alimentação vegetariana e o uso de parte do SPA estão incluídos no valor da hospedagem.

 

Confira todas as ações de sustentabilidade que encontramos no empreendimento:

 

– Possui programa de reuso de tolhas e o hóspede é informado de como funciona

– Não possui ar condicionado nos quartos, diminuindo bastante o consumo de energia elétrica do empreendimento

– Possui apenas lâmpadas econômicas ou LED em todo o empreendimento

– No café da manhã utiliza apenas produtos locais e, quando disponível, orgânicos

– Evita o uso de sachês individuais de alimentos, como por exemplo açúcar, geleias, manteiga e outros

– Realiza a compostagem dos resíduos orgânicos na própria pousada

– Frutas, legumes, verduras e temperos são plantados na propriedade, e estes produtos são utilizados para as refeições dos hóspedes e dos colaboradores

– No restaurante do empreendimento, são servidos preferencialmente produtos orgânicos, além de servir apenas opções vegetarianas, que impactam menos o meio ambiente do que as carnes

– Só trabalha com pratos da cultura local, evitando grandes deslocamentos para comprar alimentos de outras regiões

– O empreendimento está localizado dentro de uma Ecovilla, o que garante muito espaço verde ao seu redor, além de evitar a pavimentação excessiva de áreas externas

 – Possui isolamento térmico no telhado, por meio do uso de telhas de Tetrapack reciclado, além de possuir vidros duplos, o que diminui a troca de calor com o ambiente externo

– O empreendimento realiza o tratamento natural de seus efluentes líquidos utilizando sistema de raízes

– Possui um grande teto de vidro central e muitas janelas em todos os ambientes, favorecendo assim o uso de iluminação natural e diminuindo o consumo de energia elétrica

– Estrutura é adaptada para favorecer a ventilação cruzada, diminuindo a temperatura ambiente no calor e evitando o uso de ar condicionado

– Incentiva que os hóspedes adotem ações de sustentabilidade durante a viagem e em suas residências através de placas de sinalização para conscientização

 

Mais informações do Centro de Vivências e Pousada Florescer

 

Estrada Geral do Rio dos Bugres, km 8,5
(49) 8427.7493 | (49) 9923.462
Diária média: R$ 200,00 por pessoa com pensão completa
(exceto em eventos especiais de SPA, meditação ou desintoxicação)
www.florescer.eco.br
Verifique a programação dos tratamentos no facebook do empreendimento – www.facebook.com/ecovila.florescer

 

 

 

Estalagem Vila da Montanha

 

estalagem-vila-da-montanha-urubici-santa-catarina

A Estalagem Vila da Montanha fica localizada a cerca de 30 minutos do centro de Urubici. A pousada, inaugurada em 2005, é um empreendimento muito requintado inserido no meio de muito verde, aos pés de um grande paredão rochoso, que o torna o local ideal para um descanso e “isolamento” em meio à natureza.

 

São nove chalés espalhados pela propriedade, dando total privacidade aos hóspedes. Chalés que apesar de possuírem boas ações ambientais, não deixam de lado o conforto dos turistas. Todos contam, por exemplo, com banheiras e lareiras e uma bela varanda, com um grande vidro, com vista para o verde.

 

A Vila da Montanha é uma ótima opção para quem procura um contato com a natureza, em meio a um ambiente isolado, mas ao mesmo tempo preocupa-se em ficar em um local que tenha preocupações socioambientais.

 

 

Confira as ações de sustentabilidade que encontramos por lá:

 

– Possui vasos sanitários de caixa acoplada

– Não possui ar condicionado nos quartos, diminuindo bastante o consumo de energia elétrica do empreendimento

– Possui apenas lâmpadas econômicas, diminuindo assim o consumo de energia elétrica

– Mel, geleia e similares são orgânicos e preferencialmente feitos no próprio empreendimento

– Evita o uso de sachês individuais para açúcar, manteiga e outros, evitando o uso exagerado de descartáveis

– Realiza a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos pelo empreendimento

– Evita a pavimentação excessiva de áreas externas, e possui muitas áreas verdes e árvores, favorecendo o escoamento da água e o controle da temperatura

– Realiza o tratamento natural dos resíduos líquidos (esgoto) por meio de tratamento com raízes

– Incentiva a prática de leitura entre os hóspedes, através da disponibilização de livros no empreendimento

– A estrutura é adaptada para receber luz natural durante o dia, reduzindo assim o consumo de energia elétrica

– Muitos móveis e decorações são feitos com madeira reutilizada, incentivado assim o reuso de materiais

– Possui opções para contato com a natureza, como trilhas e animais de fazenda

– Participa ativamente da vida associativa local por meio da associação Pouserra

 

 

Mais informações da Estalagem Vila da Montanha

 

Estrada do Rio do Engano – Verificar site
(49) 9926.9679
Diária média: R$ 380,00
www.estalagemvilladamontanha.com.br

 

 

Pousada Curucaca

 

pousada-curucaca-urubici-santa-catarina

Localizada na estrada que dá acesso a Urubici, a cerca de 25 minutos da cidade, localizada em uma grande propriedade, está a pousada Curucaca. Um empreendimento que nasceu em 2009 e hoje possui 10 quartos para receber o turista.

 

São opções de chalés ou quartos, todos de alto padrão, para agradar até ao turista mais exigente. Contando com uma área comum com restaurante e SPA, o destaque da pousada é a utilização de madeira reaproveitada na decoração dos cômodos. São banheiras, pias, cadeiras e muito mais, feitos com troncos de árvores caídos encontrados na natureza.

 

Uma pousada com ótima estrutura, com decoração e detalhes pensados nos mínimos detalhes, tudo para dar ao turista o melhor de uma estadia em meio à natureza, mas tudo isso sem se esquecer dela, da natureza!

 

 

Confira as ações de sustentabilidade que encontramos por lá:

 

– Situado em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural

– Possui vasos sanitários com caixa acoplada, que consomem menos água do que os vasos com descargas de pressão

– Não possui ar condicionado nos quartos, diminuindo bastante o consumo de energia elétrica do empreendimento

– Possui Telhado Verde, o que diminui o consumo de ar condicionado e aquecedor

– Evita a pavimentação excessiva das áreas externas, favorecendo a fácil infiltração da água no solo

– Realiza o tratamento natural dos resíduos líquidos (esgoto) por meio de tratamento com raízes

– Possui apenas lâmpadas econômicas, diminuindo assim o consumo de energia elétrica

– Utilizou móveis, janelas e outros materiais reaproveitados na construção e decoração do empreendimento

– Pintura feita à base de barro

– É adaptado para receber iluminação natural, diminuindo o uso de lâmpadas durante o dia

– Frutas e temperos utilizados no café da manhã são orgânicos e plantados na propriedade

– Oferece pratos da cultura local em seu cardápio

– Evita o uso de sachês individuais de açúcar, manteiga e outros, diminuindo o consumo de embalagens descartáveis

– Faz a correta destinação do óleo de cozinha usado

– Realiza a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos pelo empreendimento

 

Mais informações da Pousada Curucaca

 

Km 8 da SC 430 – Entre Urubici e Lages
(49) 9136.9184
Diária média: R$ 250,00
www.curucaca.com.br
www.facebook.com/CurucacaHotelBrasil

 

 

Por Thiago Cagna

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.