O que posso fazer? » Conheça o Volunturismo. Viajar e contribuir com causas sociais

Conheça o Volunturismo. Viajar e contribuir com causas sociais



 

volunturismo-criancas

 

 

O Volunturismo não é uma novidade, mas apesar de muito praticado em outros países, ainda está caminhando lentamente no Brasil.

 

Esta “nova” forma de viajar vem atraindo cada vez mais pessoas que querem fazer algo pelo social, pelo coletivo, que querem contribuir para a construção de uma sociedade melhor apoiando causas sociais, mas que ao mesmo tempo não querem deixar de lado alguns prazeres, como viajar e conhecer lugares novos.

 

O Volunturismo nada mais é do que juntar o trabalho voluntário em projetos sociais ou socioambientais com turismo. Não é o turismo tradicional, e sim um turismo sustentável, onde você conhece a cultura local e se envolve com a comunidade. O volunturista, diferente do típico turista, busca formas de conhecer e explorar o local ao mesmo tempo que beneficiem a comunidade visitada.

 

Na Europa existem muitas polêmicas em relação ao Volunturismo, questionando se ele realmente traz benefícios às causas sociais que apoia. Discute-se até que ponto um voluntariado de curto prazo pode ajudar ou não a comunidade e se realmente as agências de turismo que trabalham com o Volunturismo estão agindo como empreendedores sociais ou se só estão visando o lucro.

 

volunturismo-time

 

→ Veja a diferença entre Ecoturismo e Turismo Sustentável ←

 

Para os projetos sociais e o Volunturismo andem juntos e de uma forma saudável, seja por intermédio de uma agência, uma ONG ou outro tipo de empreendimento, é preciso que haja um planejamento sobre o benefício das atividades realizadas pelos voluntários e saber se essas ações vão trazer reais benefícios ao projeto apoiado ou se vai unicamente tirar o trabalho de alguém da comunidade.

 

Organizar atividades e soluções a curto prazo, junto com os projetos sociais, é essencial para uma viagem bem-sucedida de Volunturismo.

 

Em 2015 por exemplo, um projeto socioambiental, que trabalha com lixo orgânico, na comunidade Chico Mendes em Florianópolis, recebeu um grupo de estudantes, que em 3 dias de voluntariado, economizou ao projeto 4 meses de mão de obra aos funcionários, proporcionando mais tempo para eles produzirem outras coisas e ninguém deixou de ter trabalho por conta da presença dos estudantes.

 

volunturismo-compostagem

 

No Rio de Janeiro, volunturistas ensinaram e fizeram uma horta junto com os moradores de uma comunidade carente. Em apenas uma semana os volunturistas conseguiram mostrar a importância dos alimentos orgânicos e o processo de plantio destes.

Eles ensinaram aos moradores locais todas as etapas do plantio e os capacitaram a cuidar da horta sozinhos. Um ano depois os moradores continuam plantando e comendo alimentos plantados por eles mesmos. Neste caso, mais uma vez, ninguém ficou sem trabalho com a visita dos volunturistas e, em contrapartida, esses volunturistas, além de deixarem o legado de capacitação aos moradores, ainda puderam fazer passeios e conhecer o Rio de Janeiro de uma forma muito mais interessante, trocando experiências com as pessoas que vivem ali.

 

Esse tipo de planejamento na organização de um voluntariado faz com que o Volunturismo valha a pena e seja uma opção de turismo na hora de viajar. Hoje, escolas no Brasil também estão incluindo nos seus currículos viagens de Volunturismo. Pois estas, além de trazer um verdadeiro aprendizado de cidadania e responsabilidade social aos jovens estudantes, também são uma experiência única de enriquecimento humano para quem opta pelo volunturismo.

 

Mas antes de decidir por fazer uma viagem como volunturista, reflita sobre o destino e o tipo de trabalho que você quer fazer parte. Pesquise a causa social, procure conhecer a história do projeto e veja se a área de atuação da ONG é o que você realmente quer investir.

 

Lembre-se que o seu investimento será de tempo e muitas vezes também financeiro, com gastos de hospedagem, alimentação, transporte e outros. Então tenha em mente que o seu retorno é exclusivamente a troca de experiência, a convivência com pessoas diferentes, a oportunidade de aprender coisas novas e poder contribuir para mudar a realidade à sua volta.

 

volunturismo-alunos

 

Se você quer ser um turista do bem e praticar o Volunturismo procure uma ONG ou uma agência de turismo que atue neste ramo. Há diversas empresas especializadas no Brasil. O valor investido em uma experiência destas depende muito do tempo que ele vai ficar no local, o destino escolhido, a causa social e também as atividades turísticas escolhidas.

 

Em Florianópolis, por exemplo, você pode passar a manhã voluntariando e a tarde fazer uma visita a um maricultor para conhecer o processo de criação das ostras e ainda finalizar o dia com uma degustação. Ou ainda o turista pode visitar um engenho de farinha em atividade na ilha, ou quem sabe fazer uma trilha na região. As opções são inúmeras, e acessíveis para todos os gostos e bolsos.

 

O Volunturismo é uma troca de aprendizado entre quem viaja e quem recebe o viajante.

 

Então o que você está esperando para ser um volunturista e sair mundo afora espalhando um turismo mais humanizado?!

 

 

Por Juliane Bittencourt,
Jornalista e responsável pela Eduk Travel, empresa especializada e volunturismo
Contato: juliane@eduktravel.com

 

 

Veja aqui outras formas para tornar sua viagem mais sustentável.

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.