Temas Variados » Walking tour – Um passeio pela história do centro de Florianópolis

Walking tour – Um passeio pela história do centro de Florianópolis



 

floripa-walktour-santa-catarina-centro

 

Durante o ano de 2015 o Portal EcoHospedagem realizou o projeto “Na Rota da Sustentabilidade”, projeto em que visitamos as sete regiões mais turísticas do estado de Santa Catarina em busca de opções de turismo sustentável. Confira agora um dos passeios realizado por nós durante o projeto.

 

No nosso segundo final de semana de passeios sustentáveis em Florianópolis, em apenas duas horas, conseguimos entender muito mais da história desta bela cidade! E isso apenas caminhando, sem utilizar nenhum tipo de combustível.

Eram cerca de 15h00 quando encontramos, em frente à Casa da Alfândega, ao lado do Mercado Público, bem no centro de Florianópolis, o pessoal da Agência Floripa Click Tour, que oferece o walking tour pelo centro da cidade, além de realizar outros roteiros pela ilha também.

O walking tour está na moda, na maioria das cidades mais turísticas da Europa, América do Sul e também do próprio Brasil. O passeio é uma ótima opção para conhecer mais da cidade a qual está se visitando. E o melhor: não utiliza combustível, é rápido e barato, pelo menos em Floripa.

 

Mercado Público e Casa da Alfândega

 

floripa-walktour-santa-catarina-casa-da-alfandega

 

Toda semana, de segunda a sábado (exceto feriados, que o tour pode ser feito mediante agendamento), por volta das 13h00, um dos proprietários da Floripa Click Tour monta um estande na frente da Casa da Alfândega, e é ali o ponto de partida do roteiro pelos pontos históricos do centro da cidade.

No dia de nossa visita, estavam os dois idealizadores da agência, o casal Natalia e Raphael, para nos guiarem em nosso passeio. Temos histórias bastante parecidas, somos dois casais que moramos fora do Brasil por um tempo e trouxemos boas ideias para serem aplicadas por aqui.

Começamos conhecendo a história da própria Casa da Alfândega, do Mercado Público e de uma obra de arte, em homenagem a Renda de Bilro, presente ali. São duas construções históricas, muito bonitas, e bem cuidadas, inclusive o Mercado Público ainda tem uma parte sendo restaurada.

Aprendemos sobre a importância daqueles dois espaços no início do povoamento da cidade, pois era na Casa da Alfândega que chegavam todos os produtos (na época não existia a ponte, então tudo chegava de barco). E por este motivo também que o Mercado ficava ali ao lado, pois facilitava a venda destes produtos.

Hoje na Casa da Alfândega funciona uma loja de artesanato bem legal, que apesar de vender alguns souvenirs feitos em escala, tem também muito artesanato local… saímos de lá com duas lembrancinhas bem legais!

Já o Mercado, que está parcialmente fechado para a restauração, abriga lojas variadas, além de restaurantes.

 

Igrejas, Palácio Rosado e Teatro

 

floripa-walktour-santa-catarina-praca-da-figueira

 

Continuando nosso passeio, fomos em direção a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, passando no caminho pelo belo, e em restauração, Palácio Rosado e Museu Cruz e Sousa (Ex-palácio do governo). O Palácio, que tem características de um sobradão colonial, foi inaugurado em 1875, serviu como residência dos governadores até 1954 e local de despachos oficiais até 1986.

Foi no Palácio que aconteceu, em 1979, a famosa Novembrada, que iniciou uma série de manifestações contra o regime militar Brasil a fora. Atualmente abriga o Museu Histórico de Santa Catarina.

O interessante é que a Floripa Click Tour, após o passeio, envia o link de um curta metragem mostrando o que foi a Novembrada, tornando as coisas ainda mais claras! Veja o filme.

Seguindo nosso caminho chegamos a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, segunda mais antiga da ilha de Santa Catarina, erguida a partir de 1787 e só concluída mais de 40 anos depois, em 1830.

E ai está a curiosidade desta igreja, pois a ela, apesar de pequena, demorou todo este tempo para ser construída pois foi feita com o trabalho voluntário de escravos e libertos que faziam parte da confraria Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Esta foi a primeira igreja da região, e talvez uma das primeiras do Brasil, que os escravos podiam frequentar.

Da igreja são menos de 2 minutos de caminhada e já chegamos ao Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), que além de ser muito bonito, tem a interessantíssima história de ter sido palco para uma “arapuca” montada por Floriano Peixoto (que dá o nome à ilha de Florianópolis) para aprisionar grande parte de seus adversários políticos de uma só vez.

Outra parte interessante do passeio é que a Natalia e o Raphael vão nos contando a história desses pontos turísticos e mostrando fotos antigas destes locais num livreto feito por eles, facilitando ainda mais que nossa imaginação volte naquele tempo.

 

Teatro, Praça XV e Catedral Metropolitana

 

floripa-walktour-santa-catarina-arvore-das-bruxas

 

Nos aproximando do final do passeio chegamos à praça que concentra muitos dos pontos históricos da Ilha, a Praça XV. Na região da praça ficam a Catedral Metropolitana, os Sobrados Oitocentistas, os fundos da antiga Casa dos Governadores, a famosa Figueira Centenária (a Figueira das Bruxas), a Casa de Câmara e Cadeia, a estátua de Fernando Machado e o local do antigo Trapiche Municipal Miramar.

Nossa primeira parada é a Catedral Metropolitana. No local, em 1651, Dias Velho ergueu uma pequena capela e entre 1753 e 1773 foi construída a primeira igreja da cidade. Do alto das escadas, na entrada da igreja, tem-se a vista de toda a praça XV.

Logo ao lado da catedral fica a parte de trás do Palácio Rosado, antiga casa dos governadores e atualmente Museu Histórico de Santa Catarina. Foi ali, nos fundos da casa, que aconteceu a manifestação contra o governo militar da época, e que acabou desencadeando uma série de manifestações por todo o Brasil.

 

Figueira das Bruxas

 

Outra história bem curiosa, rodeada de suspense e imaginação é a da Figueira Centenária, uma árvore muito antiga que dizem ter nascido em 1871 em frente à catedral e que teria sido transplantada para sua posição atual em 1891. A história da árvore é cercada de superstições. Uma delas diz que dar algumas voltar ao redor da figueira pode atrair casamento e dinheiro.

Já outras histórias referem-se à árvore como sendo a casa de bruxas, que saem a noite na praça para se divertir. Segue mais um link enviado pela agência após o passeio que conta história das bruxas das figueiras. Histórias a parte, a figueira é linda e gigantesca! Muito legal.

 

floripa-walktour-santa-catarina

 

Terminamos nosso passeio em frente ao Memorial ao Miramar, um monumento em homenagem ao antigo Trapiche Municipal Miramar, que localizava-se ali há algumas décadas, quando o aterro ainda não existia e o mar chegava até o Mercado Público. O Miramar era um dos locais mais bem frequentados da cidade, servia não só como plataforma de acesso às embarcações, mas também tinha um bar e já foi palco de alguns espetáculos de teatro. Nas colunas frontais do monumento há dois painéis contando um pouco da história do local.

O dia não estava tão quente, e apesar de estar ameaçando chover não choveu, mas o pessoal da agência leva capas caso chova, ou seja chuva não impede o passeio. O tour todo durou cerca de duas horas e aprendemos muito sobre a história de Florianópolis, principalmente do centro da cidade. O que complementou o que havíamos aprendido no passeio pelo norte da Ilha, em que conhecemos mais sobre a história de toda a ilha e também do estado de Santa Catarina.

O passeio foi bem legal, o casal Natalia e Raphael, da Floripa Click Tour conta as histórias de forma clara e agradável, o que nos faz mesmo voltar no tempo e imaginar aqueles locais antigamente, tudo acompanhado com fotos antigas dos locais.

Ainda para finalizar e complementar a proposta deles, depois do passeio eles enviam fotos tiradas no passeio e links relacionados as histórias contadas e tudo isso já incluso no valor de R$ 25,00 por pessoa. É por isso, que em nossa opinião, o passeio é obrigatório para quem visita a Ilha e quer fugir do turismo tradicional. Um ótimo complemento para as trilhas e outros passeios culturais da cidade.

 

Floripa Click Tour

Contato: 48 4141-3651 / 48 8492-6532 – floripaclicktour.com

 

Por Thiago Cagna

 

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.